Daniel Bessa destaca apoios a famílias com filhos, à poupança e à mobilidade geográfica

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 set (Lusa) - O diretor-geral da Cotec Portugal, Daniel Bessa, valorizou hoje o apoio à família com filhos prevista no âmbito da reforma do IRS, destacando igualmente o apoio à poupança e à mobilidade geográfica.

"Veria com muita preocupação o aumento do consumo em Portugal, acho importante o apoio fiscal à poupança e também à mobilidade geográfica", disse Daniel Bessa no final de uma reunião com o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais no âmbito do período de consulta pública do anteprojeto de reforma do IRS.

"Saio daqui absolutamente convencido de que as famílias com filhos vão ser beneficiadas (...) e de que talvez seja possível não penalizar as outras famílias em termos de despesas com educação, habitação e saúde", disse o responsável.

Sobre uma eventual eliminação da sobretaxa do IRS no próximo ano, Daniel Bessa declarou que o relatório da comissão que acompanha a reforma é "muito prudente nesta matéria".

"Não há português nenhum que não aguarde pelo dia em que seja possível reduzir a sobretaxa e o IRS, mas isso está condicionado pela situação macroeconómica e a situação global das finanças públicas", disse o economista, lembrando que nesta matéria a última palavra "virá sempre de quem faz as contas".

Daniel Bessa lembrou, a propósito, que a situação em Portugal em matéria de contas públicas "não é saudável".

"Portugal recuperou bastante mas o trabalho ainda vai a meio", disse.

ICO// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.