Transportes Metropolitanos do Porto com escritura marcada para segunda-feira

Transportes Metropolitanos do Porto com escritura marcada para segunda-feira
| Porto
Porto Canal/Agências

A assinatura da escritura de constituição da empresa Transportes Metropolitanos do Porto (TMP) será na segunda-feira, na Área Metropolitana do Porto (AMP), com o presidente eleito a manter ser prematuro indicar quando assumirá em pleno as funções.

Contactado esta sexta-feira pela Lusa, o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, eleito em 27 de setembro presidente da nova empresa que vai gerir a rede Unir e o Andante, reafirmou as declarações feitas de 03 de janeiro sobre deixar o município este mês e assumir em pleno a direção da TMP.

“Ainda estamos em fase de constituição da empresa, a escritura ainda não foi feita, é um assunto que nem sequer se coloca”, respondeu nessa data o autarca do distrito do Porto.

Marco Martins foi eleito por unanimidade presidente da TMP, obtendo os votos dos 12 autarcas presentes na reunião do Conselho Metropolitano.

Carla Vale e Luís Osório serão os vogais da TMP, que deverá contar com cerca de 60 trabalhadores.

A empresa TMP integrará as valências do TIP - Transportes Intermodais do Porto, o agrupamento complementar de empresas (ACE) que gere o sistema Andante (participado em igual percentagem - 33,3% - pela CP, Metro do Porto e STCP), e as competências da AMP em termos de mobilidade e transportes.

Em comunicado, a AMP referiu que a TMP “surge com o objetivo de reforçar a eficiência, integração e sustentabilidade dos transportes coletivos na região, promovendo uma mobilidade mais acessível e alinhada com as metas ambientais e de desenvolvimento económico” da área metropolitana.

A constituição da TMP vai ainda implicar a criação de dois órgãos consultivos: o Conselho de Mobilidade Metropolitana e o Conselho Consultivo das Tecnologias para a Mobilidade.

O capital social da empresa será de dois milhões de euros, integralmente subscrito pela AMP, mas cujo valor amealhado foi repartido pelos 17 municípios da AMP.

Marco Martins (PS) assumiu a Câmara de Gondomar em 2013 e está atualmente no último mandato à frente da autarquia, não se podendo recandidatar a um próximo.

+ notícias: Porto

Metro do Porto vai mudar-se para a Boavista. Nova sede com a mão de Souto Moura custará 8,5 milhões 

O Metro do Porto prepara-se para dar um passo de mudança com a construção de uma nova sede que deverá ficar pronta em 2028, na Avenida de França. O projeto, orçado em 8,5 milhões de euros, será novamente desenvolvido pelo arquiteto Souto de Moura, responsável pela primeira fase do metro e pelas quatro estações da Linha Rosa em construção atualmente, entre São Bento e a Casa da Música.

“Obras em movimento” na futura estação ‘Rotunda’ da Linha Rubi do metro do Porto

A Metro do Porto divulgou, esta quarta-feira, através de uma publicação na rede social X, imagens da evolução dos trabalhos na Linha Rubi com particular incidência na rotunda Engenheiro Edgar Cardoso, em Vila Nova de Gaia.

Festival de cinema Indiejúnior regressa ao Porto dia 27

A 9.ª edição do IndieJúnior – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto vai realizar-se em diversos espaços da cidade, entre 27 de janeiro e 02 de fevereiro, com mais de 50 filmes selecionados, foi anunciado.