Festival de cinema Indiejúnior regressa ao Porto dia 27

Festival de cinema Indiejúnior regressa ao Porto dia 27
| Porto
Porto Canal/Agências

A 9.ª edição do IndieJúnior – Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto vai realizar-se em diversos espaços da cidade, entre 27 de janeiro e 02 de fevereiro, com mais de 50 filmes selecionados, foi anunciado.

A temática desta edição do festival reflete sobre a comunidade, estando o programa, a seleção dos filmes e as atividades paralelas relacionadas com essa questão, explicou à Lusa a programadora Irina Raimundo.

“Olhamos para os filmes selecionados nesta edição e para os contextos atuais do mundo, como as migrações, as guerras e as agressões contra as crianças em várias partes do globo e, através destes filmes, vamos criar espaços para refletir sobre como podemos ser melhores e mais fortes em comunidade, debater como se desenvolvem as empatias, o espírito de construção coletiva, os ganhos positivos que há no fazer e no descobrir em conjunto”, sublinhou.

Segundo Irina Raimundo, a cerimónia de abertura, além da apresentação de uma seleção particular de filmes, será marcada por um momento de encontro entre organizadores e professores, pais e parceiros, que tornam possível a plena vivência do festival pelo seu público-alvo: bebés, crianças, adolescentes e jovens.

Nas sessões escolares, a programadora destaca as que acontecem no âmbito do projeto educativo “Eu Programo um Festival de Cinema”, no qual, durante a semana, participantes das escolas vão poder conversar e ver os filmes escolhidos e programados por jovens das quatro turmas envolvidas neste projeto: os alunos do 3.º 17, do Agrupamento de Escolas da Maia, os alunos do 6.° F do Agrupamento de Escolas Soares dos Reis – Vila Nova de Gaia, os alunos do 9.°6 da Escola Secundária João Gonçalves Zarco – Matosinhos, e os alunos do 11.º D da Escola Secundária Filipa de Vilhena – Porto.

“Será uma oportunidade também para ver um significativo número de filmes portugueses e conversar com cineastas e equipas”, disse.

No Maus Hábitos acontece este ano, no âmbito de uma colaboração com o Festival Porto Femme, uma sessão de curtas-metragens que aborda “dimensões variadas num percurso de crescimento e de vida numa atmosfera feminina”.

“Passaram 50 anos sobre o 25 de Abril, como é que ainda há tanto por fazer ao nível da sexualidade ou ao nível do feminino? E no caso, vamos ter, por exemplo, um filme sobre menstruação. Foi um filme escolhido por alunos. É giro, mas foi difícil a escolha, porque foi escolhido por uma turma de muitos rapazes. É muito giro porque fala sobre a dificuldade ou a culpa. Precisamos de dizer que é um processo natural, que é a base da sobrevivência da espécie, e temos que retirar aqui algum peso que socialmente ainda existe à volta disto”, considerou Irina Raimundo.

Este ano, regressa à sala Novo Ático, no Coliseu, “o mais fofo Cinema de Colo do mundo, para juntar a comunidade de pais com bebés e crianças pequenas, para ver cinema pela primeira vez, num espaço cenográfico acolhedor e livre para explorar”, salientou.

Na rubrica “O Meu Primeiro Filme”, que se dedica a mostrar clássicos de cinema, foi convidada a vice-reitora da Universidade do Porto Fátima Vieira, que escolheu “O Feiticeiro de Oz”, de Victor Fleming.

“A outra longa-metragem agradará certamente aos fãs do Studio Ghibli – ‘Gato Fantasma Anzu’, de Yoko Kuno e Nobuhiro Yamashita, foi produzida entre a França e o Japão, e passou pela última edição do festival de Cannes. Um filme de animação, em antestreia no festival”, destacou.

Na competição de ‘curtas’ destaque para as sessões Comunidade de Curtas I e II, com filmes como “Percebes”, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, finalista a uma nomeação para os Óscares, ou “Uma Guitarra à Deriva”, que trata questões próximas à temática do festival, como localidade, família e emigração.

Estas e outras curtas vão a concurso para três prémios: o prémio do público do IndieJúnior, que será definido por todo o público que passar pelo festival através da votação nas sessões, o prémio Impacto, oferecido pela Reitoria da Universidade do Porto e que visa premiar um filme pela importância temática, cuidado estético e criatividade, e o prémio APEI (Associação de Profissionais da Educação de Infância), que terá nesta edição o seu primeiro ano de existência, numa parceria importante com o festival que permitirá destacar com maior atenção um filme da competição, destinado à primeira infância.

Desde 2017, o festival IndieJúnior visita salas da cidade do Porto, como o Batalha Centro de Cinema, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a Casa das Artes, a Reitoria da Universidade do Porto, o Coliseu do Porto e o Maus Hábitos, durante sete dias.

+ notícias: Porto

Metro do Porto vai mudar-se para a Boavista. Nova sede com a mão de Souto Moura custará 8,5 milhões 

O Metro do Porto prepara-se para dar um passo de mudança com a construção de uma nova sede que deverá ficar pronta em 2028, na Avenida de França. O projeto, orçado em 8,5 milhões de euros, será novamente desenvolvido pelo arquiteto Souto de Moura, responsável pela primeira fase do metro e pelas quatro estações da Linha Rosa em construção atualmente, entre São Bento e a Casa da Música.

“Obras em movimento” na futura estação ‘Rotunda’ da Linha Rubi do metro do Porto

A Metro do Porto divulgou, esta quarta-feira, através de uma publicação na rede social X, imagens da evolução dos trabalhos na Linha Rubi com particular incidência na rotunda Engenheiro Edgar Cardoso, em Vila Nova de Gaia.

Transportes Metropolitanos do Porto com escritura marcada para segunda-feira

A assinatura da escritura de constituição da empresa Transportes Metropolitanos do Porto (TMP) será na segunda-feira, na Área Metropolitana do Porto (AMP), com o presidente eleito a manter ser prematuro indicar quando assumirá em pleno as funções.