Metro do Porto vai mudar-se para a Boavista. Nova sede com a mão de Souto Moura custará 8,5 milhões 

Metro do Porto vai mudar-se para a Boavista. Nova sede com a mão de Souto Moura custará 8,5 milhões 
Foto: Metro do Porto
| Porto
Porto Canal

O Metro do Porto prepara-se para dar um passo de mudança com a construção de uma nova sede que deverá ficar pronta em 2028, na Avenida de França. O projeto, orçado em 8,5 milhões de euros, será novamente desenvolvido pelo arquiteto Souto de Moura, responsável pela primeira fase do metro e pelas quatro estações da Linha Rosa em construção atualmente, entre São Bento e a Casa da Música.

A nova sede ficará situada na Avenida de França, na zona da Boavista, próximo daquele que vai ser o ponto comum de toda a rede do transporte, a Casa da Música. A mudança, mais de duas décadas depois de a empresa se ter instalado na Torre das Antas, surge como uma resposta ao crescimento da empresa e à necessidade de se aproximar da “inteligência operacional” do sistema, avançou a empresa ao jornal Público.

O novo edifício será composto por cinco andares, com uma área total de 3,300 metros quadrados, e incluirá um posto central de comando de última geração.

Esta central terá um papel fundamental na coordenação e regulação da operação de todas as linhas de metro, garantindo a segurança, a manutenção e a videovigilância. Em caso de incidentes, como falhas de abastecimento elétrico ou sabotagem, a Metro do Porto passará a contar com dois postos de comando em funcionamento, reforçando a resiliência do sistema.

A obra da nova sede deverá começar ainda no segundo semestre deste ano, com a conclusão prevista para 2028. O concurso público deverá ser lançado nas próximas semanas.

O edifício ficará localizado por cima das estações da Casa da Música, que fazem parte das linhas Rosa e Rubi. A área, que estará em plena transformação, incluirá também a construção de um El Corte Inglés, cujo início das obras ainda não aconteceu, e a criação de uma nova artéria entre a Rua 5 de Outubro e a Avenida de França.

+ notícias: Porto

Executivo do Porto aprova por maioria Estratégia de Combate à Pobreza

O executivo da Câmara do Porto aprovou esta quarta-feira, por maioria, a Estratégia de Combate à Pobreza para 2025-2030, que pretende "fortalecer as políticas locais de erradicação da pobreza e promoção da coesão social".

Conselho de Ministros anuncia mais 62 milhões de euros para a expansão da rede do metro do Porto

O Conselho de Ministros aprovou esta quarta-feira aumentar em 62 milhões de euros o valor do investimento da Metro do Porto para a expansão da rede do metro, foi anunciado.

Executivo do Porto enaltece coragem, simplicidade e legado de Papa Francisco

O executivo da Câmara do Porto aprovou esta quarta-feira por unanimidade um voto de pesar pelo Papa Francisco, que morreu na segunda-feira aos 88 anos, e enalteceu a sua coragem, simplicidade, sorriso e legado.