Maia vai enterrar linhas de eletricidade para melhorar a paisagem

Maia vai enterrar linhas de eletricidade para melhorar a paisagem
DR
| Norte
Porto Canal

A Câmara da Maia está a implementar um projeto para substituir as linhas aéreas de eletricidade por infraestruturas enterradas. A iniciativa parte da E-Redes e da REN – Redes Energéticas Nacionais, e tem como objetivo melhorar a eficiência energética, a segurança e a integração na paisagem urbana.

A E-Redes vai desativar 11 linhas aéreas de 60 kV, totalizando 34,1 km, e substituir por infraestruturas enterradas com 13,5 km, a serem concluídas até 2029. A REN também vai remover duas linhas aéreas de 220 kV, com 1,2 km, substituindo-as por novas infraestruturas subterrâneas.

Este projeto vai eliminar 35,3 km de linhas aéreas e melhorar a paisagem, tornando a rede elétrica mais moderna e sustentável.

António Silva Tiago, Presidente da Câmara, explicou que, embora a autarquia não tenha responsabilidade sobre as linhas de transporte de energia, tem vindo a trabalhar com as entidades competentes para tornar o projeto realidade.

+ notícias: Norte

PJ faz buscas na Câmara de Aveiro por suspeitas de prevaricação e violação urbanística

A Polícia Judiciária (PJ) realizou esta sexta-feira buscas na Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de uma investigação sobre a eventual prática de crimes de prevaricação e violação de regras urbanísticas.

Câmara de Gaia com orçamento de 328 milhões de euros para este ano

O orçamento da Câmara de Vila Nova de Gaia para este ano é de 328,715 milhões de euros, mais 43,9 milhões de euros face ao de 2025, segundo documento a que a Lusa teve acesso.

Câmara de Matosinhos aprova por maioria aumento de tarifa da água para 2026

A Câmara de Matosinhos aprovou, por maioria, o novo tarifário da água para este ano, que para consumos domésticos aumenta entre 1,36% e 2,54%, revelaram vereadores da oposição social-democrata e do Chega.