Maia vai enterrar linhas de eletricidade para melhorar a paisagem

Maia vai enterrar linhas de eletricidade para melhorar a paisagem
DR
| Norte
Porto Canal

A Câmara da Maia está a implementar um projeto para substituir as linhas aéreas de eletricidade por infraestruturas enterradas. A iniciativa parte da E-Redes e da REN – Redes Energéticas Nacionais, e tem como objetivo melhorar a eficiência energética, a segurança e a integração na paisagem urbana.

A E-Redes vai desativar 11 linhas aéreas de 60 kV, totalizando 34,1 km, e substituir por infraestruturas enterradas com 13,5 km, a serem concluídas até 2029. A REN também vai remover duas linhas aéreas de 220 kV, com 1,2 km, substituindo-as por novas infraestruturas subterrâneas.

Este projeto vai eliminar 35,3 km de linhas aéreas e melhorar a paisagem, tornando a rede elétrica mais moderna e sustentável.

António Silva Tiago, Presidente da Câmara, explicou que, embora a autarquia não tenha responsabilidade sobre as linhas de transporte de energia, tem vindo a trabalhar com as entidades competentes para tornar o projeto realidade.

+ notícias: Norte

Ambientalistas pedem embargo de hotel em construção na Póvoa de Varzim

Os embaixadores do Pacto Climático Europeu dirigiram uma petição pública ao Governo, à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) e ao Turismo de Portugal, exigindo "um embargo da construção de um hotel” na freguesia da Estela, na Póvoa de Varzim.

Centro TUMO nasce em Matosinhos em setembro para formar jovens em robótica ou música

Um novo centro de tecnologias criativas TUMO vai abrir em setembro na região Norte, nomeadamente em Matosinhos, para formar, de forma gratuita, jovens em áreas como robótica, fotografia e ‘design’ gráfico, revelou esta segunda-feira o responsável pelo projeto.

Hospital de Gaia deteta presença de ‘legionella’ mas não há infetados

O Hospital de Gaia detetou a presença da bactéria ‘legionella’ em três pontos de água mas não há infetados e foi feita uma desinfeção total da rede de canalização, disse à Lusa fonte oficial.