Miguel Lopes: “Estamos focados nos nossos princípios e valores”
Porto Canal
Depois da vitória frente à Sanjoanense, a equipa de sub-17 do FC Porto tem pela frente uma deslocação a Tondela referente à 13.ª jornada do campeonato nacional de Juniores B e agendada para as 11h00 de domingo. Para o treinador Miguel Lopes, a melhor forma de garantir “um final feliz” frente a um adversário “com ambição, vontade e disponibilidade” é estar focado nos próprios “princípios e valores”, independentemente das “diferenças classificativas” entre os dois conjuntos.
Olho no adversário
“Enfrentamos um adversário que tem feito um percurso que não esteve sempre a seu favor e que vem de um processo de troca de treinador, o que acaba sempre por mexer com o ânimo da equipa. Na última jornada já se apresentaram com mais ambição, vontade e disponibilidade, temos essa informação do nosso lado e é um indicador que devemos considerar, independentemente de o foco estar mais voltado para o nosso trabalho do que para o do adversário.”
Deslocação mais longa
“Quando equacionamos a possibilidade de os nossos jogadores um dia chegarem ao escalão principal e terem de fazer viagens muito mais longas, uma viagem daqui até Tondela não pode servir de argumento para nos diminuirmos, seja de que forma for. Vamos ter de cumprir a viagem, temos uma hora e meia para nos focarmos no jogo até lá, já que estamos obrigados a deslocar-nos, então vamos aproveitar o caminho para pensar no jogo.”
Foco no trabalho
“O que a experiência nos ensina é que se olharmos para o próximo embate com as diferenças classificativas em mente isso pode tornar-se num fator diminuidor de foco para nós. Não vamos jogar contra o último, vamos jogar contra o Tondela, contra onze jogadores, num campo que normalmente se apresenta com boas condições. O nosso foco está voltado para aquilo que vamos lá fazer, independentemente das circunstâncias, estamos focados nos nossos princípios e valores, assim a probabilidade de sermos felizes no final é muito maior.”