Rafa: “Se estivermos no nosso melhor acabaremos por ganhar”
Porto Canal
A segunda ronda da Liga dos Campeões de hóquei em patins leva o FC Porto até à Normandia esta quinta-feira às 19h00 (Porto Canal). Na antevisão da visita ao reduto do Saint-Omer, que “pode ser considerada a equipa mais débil do grupo”, Rafa afirma que “nesta competição os jogos fora não serão fáceis” e que os detentores do título nacional estão “preparados para as dificuldades”. “O nosso objetivo passa por vencer”, revela o avançado decidido a “tomar conta do jogo e impor um ritmo alto” em França.
Ainda o triunfo no clássico
“As sensações só podem ser boas, é sempre especial receber os nossos rivais na luta pelo título e ainda mais conseguir ganhar-lhes. Os números não foram expressivos, mas os clássicos normalmente são assim, ganham-se na atitude, na vontade e no querer. Também é importante conseguir essas vitórias em jogos não tão bons da nossa parte, em que o adversário conseguiu contrariar o nosso jogo em muitos momentos. Também o fizemos e há que valorizá-lo sem achar que depois desta vitória ficou tudo bem. Queremos ser consistentes, dar continuidade a esta exibição e transportar tudo o que fizemos de bom para o jogo em França. Esta vitória só serviu para alguma coisa se conseguirmos manter a atitude nos jogos que se seguem.”
Sem facilidades
“Se calhar o Saint-Omer pode ser considerada a equipa mais débil do grupo, mas o hóquei francês tem evoluído muito e tem bastantes jogadores estrangeiros que aumentam a competitividade e fazem com que as equipas estejam mais preparadas para este tipo de jogos. Nesta competição os jogos fora não serão fáceis e estamos preparados para as dificuldades que poderemos encontrar lá, mas sem dúvida que o nosso objetivo passa por vencer.”
Uma reputação para defender
“Jogar lá é complicado, eles têm um rinque diferente do habitual, mais lento, e acredito que o público irá aderir em massa para receber um grande do hóquei mundial como o FC Porto. Estas equipas vivem muito destes jogos e acredito que estejam ainda mais motivados do que é normal, mas cabe-nos manter isto de parte e focarmo-nos no que temos de fazer, sabendo das dificuldades que o Saint-Omer nos vai causar e das condicionantes impostas pelo público. O jogo passará mais pela nossa atitude e pela forma como o vamos encarar do que pela forma como o Saint-Omer vai estar. Se estivermos no nosso melhor acabaremos por ganhar.”
Os gauleses ao raio-X
“Eles valem pela equipa, pelo ambiente que os adeptos criam e têm alguns jogadores argentinos que já jogaram em Portugal e estão habituados a equipas como a nossa. Vamos tentar tomar conta do jogo, impor um ritmo alto e eles estarão prontos para isso. Temos que olhar para o Saint-Omer como um todo e só conseguiremos ganhar se formos uma equipa, como fomos contra o Benfica. Foi isso que nos levou à vitória e é assim que nos queremos manter no futuro.”