FC Porto: Baterias apontadas à prova rainha
Porto Canal
Depois de duas semanas sem competir devido aos compromissos internacionais, o FC Porto regressa à ação este domingo à tarde, em Moreira de Cónegos, na quarta eliminatória da Taça de Portugal (17h00, Sport TV1).
Ver esta publicação no Instagram
Escaldados pelos desaires em Roma e na Luz, os vencedores das últimas três edições do troféu sobem ao relvado do Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas em busca do 23.º triunfo consecutivo na competição - os Dragões levam uma sequência goleadora de 42 jogos e já não perdem fora de portas para a prova rainha desde abril de 2018, em Alvalade.
No banco da casa estará um velho conhecido dos portistas e um treinador que ainda não perdeu enquanto visitado esta temporada. Os comandados de César Peixoto marcam há 20 jogos seguidos na Taça de Portugal e procuram vingar o resultado que os afastou da Taça da Liga no passado 31 de outubro, em Aveiro (2-0).
Invadido pela “vontade de voltar a ganhar” e de “seguir em frente na prova”, Vítor Bruno trabalhou “12 dias a pensar” num “encontro com grau de dificuldade elevado” que irá exigir “soluções assentes nas convicções”. Com “zero reservas ou gestão”, o técnico garante que “o onze que se pode esperar é o melhor” e que “os atletas que vieram das seleções chegaram em ótimas condições à exceção de um caso”.
Nico González “anda há um mês com um problema num pé que o limita nos treinos”, Iván Marcano, Marko Grujic e Deniz Gül continuam a ter os respetivos nomes inscritos no boletim clínico e “estão fora das opções”. “Fazer entranhar o que é ser Porto, a mística, a raça” são algumas das tarefas do técnico ciente de que “a essência do FC Porto não se pode treinar”.
Os portistas somam oito triunfos em 16 encontros no Comendador Joaquim de Almeida Freitas, um registo bem diferente do que se verifica no Estádio do Dragão e que deixa as hostes azuis e brancas de sobreaviso.
Nos últimos seis anos, o FC Porto disputou a quarta eliminatória da Taça de Portugal no dia 24 de novembro em três ocasiões e saiu vitorioso de todas elas: frente à BSAD em 2018 (2-0), ao Vitória de Setúbal em 2019 (4-0) e ao Montalegre em 2023 (4-0). Tiago Martins será o juiz de campo numa partida que ainda não terá videoárbitro.