Fábrica de Évora da Embraer participa nos aviões E-Jets E2 e amplia área coberta

| Economia
Porto Canal / Agências

Évora, 29 ago (Lusa) -- A construtora aeronáutica brasileira Embraer vai envolver a sua fábrica de Évora, especializada em estruturas metálicas, no novo programa de aviação comercial da empresa, os aviões E-Jets E2, e ampliar a área coberta da unidade alentejana.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Embraer revelou hoje que a Embraer Portugal Estruturas Metálicas iniciou, nos "últimos dias" deste mês, os trabalhos de construção civil para aumentar a "área industrial coberta", a qual vai passar de 37.100 para 38.700 metros quadrados.

"A necessidade destes trabalhos advém da conclusão do acordo entre a Embraer Metálicas e a casa-mãe no Brasil para participação da empresa de Évora no novo programa de aviação comercial da Embraer, o "Embraer E-Jets E2", explicou a empresa.

A Embraer Estruturas Metálicas já está envolvida na construção do Embraer Legacy 450/500 e do KC-390, passando agora a juntar um novo tipo de avião ao seu portefólio.

Trata-se de uma "nova oportunidade de diversificação da atividade" desta fábrica de Évora, "mais uma vez integrada na estratégia de desenvolvimento de novos produtos da Embraer", sublinhou a empresa.

Já a 18 junho, esta parceria tinha sido admitida por responsáveis da Embraer, aquando de uma visita do ministro da Economia português, António Pires de Lima, à sede da empresa em São José dos Campos, no Brasil.

Na altura, o vice-presidente da Embraer para a Engenharia e Tecnologia, Mauro Kern, admitiu novos investimentos para Portugal, nomeadamente "levar" para Évora a nova geração de aviões comerciais, os E2, previstos estarem no mercado em 2018.

"Temos intenção de levar estruturas significativas da nova geração de aviões comerciais - o E2 (segunda geração dos E-JETS) - lá para Évora. É um movimento no futuro, mas que faz todo o sentido, pois são aviões grandes, de estruturas complexas, mas onde Évora com a sua especialidade e tecnologia é perfeitamente adequada", disse à Lusa Mauro Kern.

A Embraer possui duas fábricas em Évora, pois, além da que é especializada em estruturas metálicas, funciona no mesmo complexo outra vocacionada para materiais compósitos (componentes para caudas).

As unidades foram inauguradas a 21 de setembro 2012, após um investimento de quase 180 milhões de euros.

A juntar a estes projetos, a construtora aeronáutica brasileira inaugurou, em março, um centro de engenharia e tecnologia, nas suas instalações em Évora.

O vice-presidente Mauro Kern avançou à Lusa que este centro, para desenvolver peças e estruturas em materiais compósitos, vai começar a operar ainda no segundo semestre deste ano.

RRL (JMG) // ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.