Trabalhos da Linha Rubi do Metro do Porto avançam na Arrábida 

Trabalhos da Linha Rubi do Metro do Porto avançam na Arrábida 
| Porto
Porto Canal

A evolução da obra da Linha Rubi (H), entre a Casa da Música e Santo Ovídio, do Metro do Porto já se faz sentir com particular incidência na zona da Arrábida em Vila nova de Gaia, tal como mostram as imagens partilhadas pela empresa de transporte na rede social X. 

 

O traçado vai percorrer 6,4 quilómetros entre Porto e Gaia, ao longo de oito estações. No Porto nascem duas, a do Campo Alegre e da Casa da Música, e do lado de Vila Nova de Gaia irão aparecer mais seis, sendo elas a de Santo Ovídio, de Soares dos Reis, das Devesas, da Rotunda, do Candal e da Arrábida.

Além disso, a obra implica a construção de uma nova ponte sobre o Rio Douro. A nova travessia, exclusiva para o metro e a circulação pedonal e de bicicletas, vai chamar-se ponte D. Antónia Ferreira, a Ferreirinha.

Os trabalhos foram entregues ao consórcio Alberto Couto Alves (ACA), FCC Construcción e Contratas e o valor global da obra é de 435 milhões de euros, apoiados pelo Plano de Recuperação e Resiliência, tendo como data limite o último dia de 2026.

Segundo a Metro do Porto, a nova linha trará "benefícios de vários tipos, quantificados em 1,7 mil milhões de euros e que se materializam, por exemplo, em mais de 12 milhões de utilizadores anuais do Metro", dos quais 10 mil estudantes com acesso facilitado ao polo universitário do Campo Alegre, "uma redução anual de emissões de CO2 [dióxido de carbono] estimada em 17.475,4 toneladas", e menos 5,2 automóveis nas ruas anualmente.

+ notícias: Porto

Montenegro assegura que soluções para aliviar o trânsito na VCI estão a avançar e novidades deverão anunciadas em breve

As medidas para aliviar o trânsito na Via de Cintura Interna (VCI), no Porto, continuam a ser trabalhadas pelo Governo e em cooperação com os municípios do Grande Porto. Quem o disse foi o primeiro-ministro Luís Montenegro durante o Conselho de Ministros que decorreu no Mercado do Bolhão, onde o mesmo também comentou a candidatura de Pedro Duarte à autarquia portuense.

"É um crime e não o admito". Filipe Araújo pediu levantamento de contratos da Porto Digital e rebate acusações do PSD

“É um crime e eu não o admito”, reagiu o vice-presidente da Câmara do Porto sobre as “insinuações” do deputado do PSD, Rodrigo Passos, que questionou se estariam a ser desviados fundos municipais para fins de campanha pré-eleitoral, na última assembleia municipal. Filipe Araújo pediu um levantamento dos contratos em vigor pela Porto Digital. O PSD condenou a reação do vice-presidente.

Tuk-tuk restritos em nove ruas do Centro do Porto a partir de segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira, será proibida a circulação de triciclos e quadriciclos, incluindo os tuk-tuk, em nove ruas da Baixa do Porto. A decisão foi anunciada pela Câmara do Porto esta quarta-feira e surge na sequência de uma decisão judicial favorável a operadores turísticos de janeiro, que contestavam anteriormente um regulamento que restringia o acesso ao centro da cidade.