Tuk-tuk restritos em nove ruas do Centro do Porto a partir de segunda-feira

João Nogueira
A partir da próxima segunda-feira, será proibida a circulação de triciclos e quadriciclos, incluindo os tuk-tuk, em nove ruas da Baixa do Porto. A decisão foi anunciada pela Câmara do Porto esta quarta-feira e surge na sequência de uma decisão judicial favorável a operadores turísticos de janeiro, que contestavam anteriormente um regulamento que restringia o acesso ao centro da cidade.
Ver esta publicação no Instagram
As ruas afetadas pela proibição são o Largo dos Loios, as ruas de Trindade Coelho, Mouzinho da Silveira, Ribeira Negra, Infante D. Henrique, Fernandes Tomás, Formosa, a Praça de Almeida Garrett e o Túnel da Ribeira.
Segundo a Câmara do Porto, a medida visa “promover uma maior fluidez do trânsito, a segurança dos peões e a acessibilidade dos transportes públicos” e é intensificada pela falta de regulamento de circulação dos TVDE e do aumento de cargas e descargas ou veículos turísticos no centro da cidade.
Os tuk-tuks serão afetados pela medida depois de, em janeiro, uma providência cautelar obrigar o município a levantar o regulamento que pretendia condicionar os veículos turísticos.
Em janeiro, o Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto favoreceu 12 operadores turísticos, ao aceitar a entrada de uma providência cautelar contra o regulamento que limitava o acesso dos tuk-tuks na baixa da cidade.
À data, o presidente da Câmara, Rui Moreira, anunciou que a decisão judicial seria respeitada, mas que a autarquia tomaria novas medidas para controlar o trânsito na área.
Ainda de acordo com a resposta da autarquia, a proibição não deverá afetar de forma significativa as atividades turísticas na cidade, uma vez que a restrição será localizada e não impede a realização de serviços turísticos ocasionais.