Montenegro assegura que soluções para aliviar o trânsito na VCI estão a avançar e novidades deverão anunciadas em breve

Montenegro assegura que soluções para aliviar o trânsito na VCI estão a avançar e novidades deverão anunciadas em breve
Foto: Lusa
| Porto
João Nogueira

As medidas para aliviar o trânsito na Via de Cintura Interna (VCI), no Porto, continuam a ser trabalhadas pelo Governo e em cooperação com os municípios do Grande Porto. Quem o disse foi o primeiro-ministro Luís Montenegro durante o Conselho de Ministros que decorreu no Mercado do Bolhão, onde o mesmo também comentou a candidatura de Pedro Duarte à autarquia portuense.

Segundo o primeiro-ministro, estão já agendadas reuniões com o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, para avaliar as soluções que o Governo propõe para melhorar a circulação, incluindo alternativas para aliviar o tráfego de Norte a Sul, principalmente ao longo da VCI. O objetivo é desviar o trânsito mais intenso da cidade para áreas periféricas, "libertando esta zona dos constrangimentos diários."

"Creio que mesmo amanhã o Sr. Ministro das Infraestruturas e Habitação estará com os autarcas da Área Metropolitana para avaliar algumas soluções que temos para a via de cintura interna e a sua correlação com outras vias estruturantes, nomeadamente com a circular Regional externa do Porto", explicou Luís Montenegro.

Quanto ao andamento das negociações, o primeiro-ministro foi cauteloso, afirmando que não quer antecipar qualquer conclusão. "Logo veremos. Eu não quero estar a antecipar-me a uma interação que o Governo terá com os autarcas".

Pedro Duarte “apresenta todas as condições”

O primeiro-ministro também se pronunciou sobre a candidatura de Pedro Duarte à Câmara Municipal do Porto, anunciada esta quarta-feira pelo próprio.

Montenegro manifestou, por um lado, pesar pela decisão, destacando a qualidade do trabalho de Pedro Duarte enquanto Ministro dos Assuntos Parlamentares. "Fico, por um lado, pesaroso, porque isto significa que terei uma indisponibilidade futura para o exercício de funções governativas de alguém que foi absolutamente fantástico no exercício das funções como ministro dos Assuntos Parlamentares, que ainda vai desenvolver até ao final do mandato deste Governo", afirmou.

Por outro lado, Luís Montenegro reconheceu que a candidatura de ministro oferece ao Porto uma "opção de uma futura liderança municipal" com grande potencial para ser bem-sucedida. "O Porto fica com uma opção, uma opção de uma futura liderança municipal que apresenta todas as condições para poder ser bem-sucedida", sublinhou.

+ notícias: Porto

Câmara do Porto também vai abater mais 20 palmeiras irrecuperáveis no Passeio Alegre

A Câmara do Porto também está a proceder ao abate de 20 palmeiras "sem hipótese de recuperação" no Jardim do Passeio Alegre, na Foz, em adição às sete essta quinta-feira noticiadas pela Lusa na Avenida D. Carlos I, disse fonte oficial do município.

FEUP vai analisar polémica de grupo que partilhava fotos de alunas sem consentimento

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto está a analisar de “forma rigorosa” a alegada divulgação num grupo de WhatsApp de fotografias e vídeos de alunas, gravados sem o seu consentimento, segundo uma informação divulgada esta sexta-feira aos estudantes.

Governo propõe seis pórticos à entrada da VCI no Porto para inibir pesados

O Governo propôs como solução para mitigar o tráfego na Via de Cintura Interna (VCI), no Porto, a colocação de seis pórticos à sua entrada para inibir a circulação de pesados, segundo publicação na rede social Instagram entretanto apagada.