Antigo terminal do Campo 24 de Agosto vai ser o maior espaço de ‘self-storage’ do Norte do país

Antigo terminal do Campo 24 de Agosto vai ser o maior espaço de ‘self-storage’ do Norte do país
Foto: Ana Francisca Gomes | Porto Canal
| Porto
João Nogueira

O antigo terminal de autocarros do Campo 24 de Agosto, no Porto, está a caminho de uma nova vida para se tornar no maior espaço de self-storage do Norte de Portugal, com aproximadamente 800 salas de armazenamento. As obras de transformação já arrancaram, avança em primeira mão ao Porto Canal a empresa OrangeSpace, que assumirá a exploração da estrutura pelos próximos 25 anos.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 A transformação do espaço surge após a transferência da operação de autocarros de média e longa viagem para o Terminal Intermodal de Campanhã, em 2022. Desde essa data que o futuro daquela infraestrutura permanecia uma incógnita. Mas em julho deste ano a assinatura de um contrato com a empresa OrangeSpace formalizou a nova vocação do antigo terminal rodoviário.

Quem passa pela zona envolvente, não se apercebe dos trabalhos que decorrem na antiga estrutura que, no seu interior, ainda traça um perfil idêntico ao que foi deixado à data do encerramento das portas em 2022, desde os cais da estação à sinalética.

Mas este é um cenário que não se manterá por muito mais tempo, uma vez que a obra de transformação deverá ser rápida e a abertura do novo negócio está apontada já para o primeiro trimestre do próximo ano.

O espaço amplo como era conhecido vai desaparecer e ser “consumido” por boxes de armazenamento, As instalações vão passar a ser divididas em dois pisos com cerca de 2,5 metros de altura cada e estima-se que sejam disponibilizadas cerca de 800 salas.

As unidades de armazenamento, designadas como boxes, variam em tamanho desde 1 m² até 40 m², com preços acessíveis que começam nos 30 euros nas frações menores.

No total, a estrutura vai ter uma área de 6.300 m², passando a ser um dos maiores espaços de self-storage do Norte de Portugal, e o segundo maior da empresa.

Além do negócio de armazenamento, uma parte da antiga estrutura será convertida em escritórios da Capitólio.

O conceito de self-storage proposto pela OrangeSpace oferece aos clientes uma flexibilidade que não existe na grande parte do mercado de arrendamento. Desde logo, não é necessário assinar contratos longos, e não há exigência de cauções ou períodos mínimos de permanência.

Embora este novo espaço represente uma grande unidade de armazenagem, a empresa sublinha que as operações terão um baixo impacto no Campo 24 de Agosto, uma vez que o modelo de negócio self-storage é caracterizado por um fluxo reduzido de visitantes, o que minimiza as perturbações no trânsito e na vida quotidiana.

Empresa já tem unidade em Gaia
A OrangeSpace é uma das principais empresas daquele tipo de negócio e tem unidades distribuídas em cidades como Gaia e Lisboa. A unidade no Porto resulta de uma colaboração com o Grupo Capitólio, que é proprietário do Porto Business Plaza, que inclui escritórios e um parque de estacionamento.

A empresa menciona que este projeto visa não só servir os residentes da cidade, mas também apoiar empresas locais e visitantes, disponibilizando soluções de armazenamento adaptadas às diversas necessidades.

O investimento no projeto reflete uma tendência de um setor cada vez mais em crescimento, havendo mais pessoas e empresas a procurar por alternativas práticas para armazenamento.

+ notícias: Porto

Feiródromo de Campanhã começa a ser construído a 18 de novembro

Após avanços e recuos e um concurso público deserto pelo meio, a construção do Feiródromo de Campanhã avança a 18 de novembro. A empreitada foi adjudicada à empresa Empribuild por 820 mil euros, confirmou a autarquia ao Porto Canal.

Terminal da Asprela passa a ter acesso pago. Autocarros acumulam-se na rua sem alternativa gratuita

O acesso ao terminal rodoviário da Asprela, no Porto, passou, esta terça-feira, a ser feito, mediante pagamento, barrando a entrada a autocarros não registados. As alterações provocaram constrangimentos nas imediações, tendo em conta as viaturas que se foram acumulando nas ruas adjacentes, dadas as novas diretivas impostas pela STCP Serviços, gestora do espaço e face à falta de alternativas gratuitas para aparcar os veículos.

Porto vai ter Centro de Atendimento Clínico pediátrico no Hospital da Prelada

Porto e Lisboa vão ter centros de atendimento clínicos pediátricos para receber crianças triadas pelos hospitais da região como não urgentes, anunciou esta terça-feira o coordenador do Plano de Reorganização para as Urgências de Obstetrícia/Ginecologia e Pediatria.