Primeira de 11 campanhas de fiscalização das estradas em 2026 arranca esta terça-feira

Primeira de 11 campanhas de fiscalização das estradas em 2026 arranca esta terça-feira
| Porto
Porto Canal/ Agências

A primeira de 11 campanhas de fiscalização das estradas previstas para este ano por PSP, GNR e Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) arranca na terça-feira, no distrito do Porto.

Com o objetivo de "sensibilizar os condutores para os riscos associados ao excesso de velocidade", a campanha "Viaje Sem Pressa" vai incluir ações simultâneas de sensibilização da ANSR e fiscalização de PSP e GNR e vai decorrer sucessivamente até 26 de janeiro nos distritos do Porto, Setúbal e Viana do Castelo.

Na terça-feira, as autoridades vão estar na Estrada Nacional (EN) 12 (Matosinhos/Porto) e, no dia seguinte, no quilómetro 33,9 da EN 13, em Estela, concelho da Póvoa de Varzim, segundo o comunicado conjunto emitido esta segunda-feira.

Na quinta-feira, a operação decorre na avenida 23 de Julho de 1833, no Seixal, e na sexta-feira no quilómetro 17,5 da EN 10, em Coina, concelho do Barreiro.

Depois de uma pausa no fim de semana, a campanha termina na segunda-feira na avenida Paulo VI, pertencente à EN 13, em Viana do Castelo.

Na nota, PSP, GNR e ANSR recordam que "a velocidade causa 1/3 das mortes na estrada" e que, "em 2025, 64% das infrações estiveram relacionadas" com esta questão.

A campanha "Viaje Sem Pressa" é a primeira das 11 que estão previstas no âmbito do Plano Nacional de Fiscalização de 2026, que, além da velocidade, abrange temas como o álcool, o telemóvel e, pela primeira vez, os utilizadores vulneráveis.

"A sinistralidade rodoviária não é uma fatalidade e as suas consequências mais graves podem ser evitadas, através da adoção de comportamentos seguros na estrada", alertam as forças de segurança e a ANSR.

+ notícias: Porto

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.

Nova Linha do Metro do Porto avança. Veja aqui as primeiras imagens 

As obras da nova Linha do Metro do Porto, Linha Rosa (G), que assegurará a ligação entre São Bento e a Rotunda da Boavista já avançaram. Esta extensão terá 3 km e 4 estações subterrâneas (duas adjacentes às já existentes São Bento e Casa da Música).