Mota Engil África será cotada em bolsa "assim que haja condições"- Presidente Executivo

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 28 ago (Lusa) -- A Mota Engil mantém a estratégia de cotar os títulos da Mota Engil África na Bolsa de Londres "assim que haja condições para fazê-lo", garantiu hoje o presidente executivo do grupo, mas sem avançar prazos.

"A estratégia do grupo mantém-se. Tivemos um processo que culminou com umas semanas e um dia de 'mini crash' que dificultaram [a entrada em bolsa] e estamos agora a monitorizar o mercado para avaliar a sua consistência, mas por nós a estratégia mantém-se e assim que haja condições para o fazer, vamos fazê-lo", assegurou Gonçalo Moura Martins na conferência de imprensa de apresentação dos resultados semestrais do grupo.

O presidente executivo da empresa escusou-se a avançar com uma data, admitindo que o "desejável" seria que fosse "ainda este ano".

"Neste momento, estamos a atualizar as contas. O mercado ainda está muito volátil, mas é preciso ter consciência de que quando formos outra vez ao mercado tem de ser à prova de bala", referiu o responsável.

A construtora portuguesa anunciou, a 16 de junho, que ia pedir admissão na Bolsa de Londres das ações que pretende dispersar da sua 'holding' para África e que representam 20% da empresa, uma decisão aprovada pelos acionistas em assembleia-geral realizada em dezembro, mas acabou por recuar.

A 11 de julho a Mota-Engil informou que interrompeu a entrada da Mota-Engil África na London Stock Exchange devido "à recente e significativa deterioração das condições de mercado e do consequente resultado no sentimento dos investidores".

Dias antes, o presidente executivo da construtora tinha afirmado acreditar que a dispersão de capital da Mota-Engil África na Bolsa de Londres em meados de julho seria uma oportunidade para os fundos de investimento em mercados emergentes.

A 26 de junho, a Mota-Engil tinha ainda referido que se esperava que "a admissão se tornasse efetiva e que a negociação incondicional das ações na London Stock Exchange começasse às 8:00 (hora de Londres) do dia 16 de julho 2014".

Ainda em conferência de imprensa, esta tarde, Gonçalo Moura Martins garantiu que o grupo Mota Engil, que registou um resultado líquido positivo de 31,1 milhões de euros no primeiro semestre deste ano, o que representa um crescimento de 50% face ao período homólogo de 2013, não sofreu quaisquer consequências com a crise do Banco Espírito Santo (BES).

"A nossa única e exclusiva consequência com a crise no BES foi mudar para o Novo Banco", afirmou, assegurando que o grupo não tinha papel comercial ou qualquer outra exposição ao Grupo Espírito Santo (GES).

SMS (MC/BM)// ATR

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.