Diminui para 10 mil o número de clientes sem energia

Diminui para 10 mil o número de clientes sem energia
Lusa
| País
Porto Canal/Agências

Cerca de 10 mil clientes, sobretudo nos distritos de Viana do Castelo e Braga, estavam às 19h00 desta quarta-feira sem eletricidade devido ao mau tempo que afeta o país, adiantou a E-Redes.

.“Estão repostos 98% do pico de clientes afetados, maioritariamente concentrados nos distritos de Viana e Braga”, destacou a empresa, no mais recente balanço enviado à agência Lusa.

A E-Redes destacou ainda que “estão mobilizados no terreno 800 operacionais”.

No ponto de situação anterior, a E-Redes tinha referido que cerca de 48 mil clientes, sobretudo nos distritos de Viana do Castelo e Braga, estavam às 16:30 sem eletricidade devido ao mau tempo.

Os efeitos da tempestade Kirk começaram a causar grandes constrangimentos na rede elétrica às 05h00 e, pelas 09h00, eram cerca de 400 mil os clientes sem energia, recordou.

A principal causa das avarias tem sido quedas de árvores e projeção de ramos que têm danificado postes e condutores, explicou.

Neste momento, estão instalados no terreno 56 geradores para minimizar o impacto associado a estas avarias na rede elétrica, revelou a E-Redes.

A empresa do grupo EDP, responsável pela operação da rede de distribuição de energia elétrica em Portugal continental em baixa, média e alta tensão, advertiu que devido à “gravidade dos danos encontrados” em alguns casos a reposição será mais demorada.

“Face ao esforço das equipas no terreno, que estão a trabalhar desde as 05h00, estamos a mobilizar operacionais de outras áreas geográficas para permitirmos rotação operacional e mantermos este esforço de recuperação na reposição da energia a todos os clientes afetados”, sublinhou ainda.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 18h00 de terça-feira e as 09h00 desta quarta-feira 1.329 ocorrências relacionadas com o vento forte, a grande maioria quedas de árvores.

“A região Norte foi a mais afetada pelo mau tempo com 988 ocorrências, sendo que o maior número 415 foi registado na Área Metropolitana no Porto com muitas quedas de árvores devido à ação do vento”, indicou o oficial de operações da ANEPC, José Miranda.

+ notícias: País

Governo adjudica linha de Alta Velocidade entre Porto e Oiã esta quinta-feira

O Governo anuncia na quinta-feira a adjudicação ao consórcio Lusolav, liderado pela Mota-Engil, da concessão da linha ferroviária de Alta Velocidade entre Porto e Oiã, segundo uma nota enviada pelo Ministério das Infraestruturas e Habitação.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.