FC Porto (Basquetebol): Estreia europeia com a mão direita. Crónica de jogo
Porto Canal
O FC Porto iniciou da melhor maneira a caminhada na FIBA Europe Cup ao bater nesta quarta-feira o Szolnoki (77-68), no Dragão Arena, na 1.ª jornada do Grupo H, no qual partilha a liderança com o PAOK, que foi à Bélgica vencer o Limburg (74-40).
Os azuis e brancos entraram melhor e assumiram a liderança do marcado desde cedo, não mais a largando até ao intervalo, mesmo perante as reações esboçadas pela equipa húngara. Mais forte nos dois lados do campo e com Devyn Marble (11 pontos) a ser um dos Dragões a brilhar, o FC Porto recolheu aos balneários com uma dúzia de pontos de vantagem (38-26).
O descanso acabou por fazer melhor ao Szolnoki, que aproveitou o terceiro período para atenuar a diferença, mas o coletivo comandado por Fernando Sá continuava na frente à entrada para os derradeiros 10 minutos do tempo regulamentar (57-49). Os húngaros não desarmaram, mas a verdade é que o FC Porto nunca se colocou a jeito para um golpe de teatro e não desperdiçou a oportunidade se estear com uma vitória nesta edição da FIBA Europe Cup. Toney Douglas (16 pontos), Phil Fayne (13 pontos) e Davyn Marble (13 pontos) foram os Dragões a faturar na casa das dezenas.
O FC Porto volta a entrar em campo na próxima quarta-feira (16 de outubro), às 18h15 (Porto Canal/FC Porto TV), na PAOK Sports Arena, em Salónica (Grécia), frente ao PAOK, em jogo da 2.ª jornada do Grupo H da FIBA Europe Cup.
FICHA DE JOGO
FC PORTO-SZOLNOKI, 77-68
FIBA Europe Cup, Grupo H, 1.ª jornada
9 de outubro de 2024
Dragão Arena
Árbitros: Zafer Yilmaz (Turquia), Gintaras Maciulis (Lituânia) e Javier Torres Sánchez (Espanha)
FC PORTO: Toney Douglas (16), Max Landis (7), Devyn Marble (13), Xeyrius Williams (5) e Phil Fayne (13)
Suplentes: Miguel Maria, Gonçalo Delgado (5), João Guerreiro, Tanner Omlid (2), Miguel Queiroz (7), Luís Silva e Wes Washpun (9)
Treinador: Fernando Sá
SZOLNOKI: Strahinja Jovanovic (1), Fardaws Aimaq (22), Norbert Lukacs (2), Marcus Lewis (27) e Bojan Subotic (10)
Suplentes: Arabo Abraham, Boris Krnjajski (3), Tamas Otto Pallai (2), Balazs Peringer (1) e Gabor Rudner
Treinador: Oliver Vidin
Ao intervalo: 38-26
Parciais: 20-16; 18-10; 19-23; 20-19