FC Porto B: Travados pela inspiração de Gonçalo Tabuaço. Crónica de jogo

FC Porto B: Travados pela inspiração de Gonçalo Tabuaço. Crónica de jogo
| Desporto
Porto Canal

João Brandão alterou quatro peças no onze inicial face à derrota caseira diante do Felgueiras, colocou em campo Filipe Sousa, Gil Martins, Jorge Meireles e Anha Candé, o relvado irregular dos Barreiros não ajudou e a inspiração de Gonçalo Tabuaço - eleito o MVP do encontro - foi decisiva para a derrota pela margem mínima (1-0) com o Marítimo na 7.ª jornada da segunda liga. Os portistas estão no 18.º posto da tabela, com quatro pontos.

Após um quarto de hora inicial sem perigo junto das balizas, o FC Porto B assumiu maior dinamismo e conseguiu três momentos de finalização, todos sem sucesso. Aos 24 minutos e após um único remate direcionado às redes de Gonçalo Ribeiro segundos antes, o Marítimo chegou à vantagem: na sequência de uma falta junto ao vértice esquerdo da área que motivou protestos dos azuis e brancos, Rodrigo Borges cabeceou ao segundo poste para o 1-0.

Sem baixar os braços, os Dragões lançaram-se para diante e, à passagem da meia-hora, Gonçalo Tabuaço deu os primeiros sinais de que estava a viver uma tarde inspirada. Um corte com o braço de Rodrigo Borges dentro da área deu a oportunidade a Tiago Andrade de empatar de penálti, mas o guardião maritimista travou o remate potente e colocado do extremo.

A correr atrás do prejuízo, o FC Porto B continuou a almejar a baliza dos da casa e a ser travado pelo guardião. Só aos 42 minutos, foram três as oportunidades: primeiro, Jorge Meireles desmarcou Anha Candé e Tabuaço saiu rapidamente para cortar o ângulo de remate ao avançado; de seguida, Meireles rematou à entrada da área, o 99 defendeu para a frente e voltou a negar o golo a Candé na recarga. A desvantagem mínima seguiu, então, para os balneários (1-0).

Ao ver os seus atletas sem conseguir criar perigo no quarto de hora inicial da segunda parte, João Brandão lançou Gonçalo Sousa, Rui Monteiro, Luís Mota e Rodrigo Fernandes. Os da Invicta tiveram maior caudal ofensivo durante a etapa complementar e a melhor ocasião de golo chegou aos 80 minutos, quando Anha Candé recebeu dentro da área e tocou para Gonçalo Sousa, que tirou o oponente direto do caminho e viu Danilovic intercetar a bola quando se preparava para rematar em excelente posição.

Segue-se uma paragem para compromissos de seleções. O regresso da equipa B ao campeonato está marcado para as 15h30 de 23 de outubro (quarta-feira), no Olival. O Mafra é o adversário na 8.ª jornada.

FICHA DE JOGO

MARÍTIMO-FC PORTO B, 1-0
Segunda Liga, 7.ª jornada
5 de outubro de 2024
Estádio do Marítimo, no Funchal

Árbitro: Sérgio Guelho
Assistentes: Jorge Fernandes e Miguel Martins
Quarto árbitro: Filipe Fernandes
VAR/AVAR: Bruno Vieira e Rui Soares

MARÍTIMO: Gonçalo Tabuaço; Igor Julião, Romain Correia, Rodrigo Borges, Pedro Empis, Fransérgio, Madsen, Rodri, Carlos Daniel, Euller (cap.) e Patrick
Substituições: Rodri por Danilovic (45m), Fransérgio por Tavares (61m), Carlos Daniel por Cristian (61m), Patrick por França (75m) e Euller por Martim Tavares (75m)
Não utilizados: Samu; Francisco Aguiar, André Rodrigues e China
Treinador: Silas

FC PORTO B: Gonçalo Ribeiro; Filipe Sousa, Luís Gomes, Gabriel Brás, Felipe Silva, Castro (cap.), Domingos Andrade, Gil Martins, Tiago Andrade, Jorge Meireles e Anha Candé
Substituições: Filipe Sousa por Rui Monteiro (65m), Jorge Meireles por Gonçalo Sousa (65m), Gil Martins por Luís Mota (73m), Castro por Rodrigo Fernandes (73m) e Domingos Andrade por André Oliveira (85m)
Não utilizados: Diogo Fernandes; David Vinhas, Dinis Rodrigues e Kaio Henrique
Treinador: João Brandão

Ao intervalo: 1-0
Marcador: Rodrigo Borges (24m)
Disciplina: cartão amarelo a Rodri (21m), Igor Julião (59m), Euller (68m) e Empis (90m+5)

+ notícias: Desporto

FC Porto: Derrota na Luz. Crónica de jogo

O FC Porto sofreu um desaire por 4-1 na 11.ª jornada e passa a estar seis pontos atrás do Sporting (33) e dois à frente do Benfica (25), que tem menos um jogo disputado, na tabela classificativa do campeonato. Samu marcou o único golo portista no Estádio da Luz.

Alan Varela: “Dói muito perder assim um clássico”

O clássico da 11.ª jornada do campeonato entre Benfica e FC Porto terminou com vitória dos lisboetas por 4-1 e Alan Varela não escondeu que este desfecho gerou “uma grande tristeza” no balneário. Ainda assim, o médio argentino ressalvou que “ainda há muito campeonato pela frente”, mas é preciso “dar o nosso máximo para que o FC Porto termine o mais acima possível”.

Vítor Bruno: “Acabámos por não ser Porto”

O clássico da 11.ª jornada da Liga não correu de feição ao FC Porto e terminou com vitória do Benfica por 4-1. Após o duelo que teve como palco o Estádio da Luz, Vítor Bruno falou de uma primeira parte “muito dividida e muito equilibrada”, mas no segundo tempo a partir do 2-1, a equipa portista “não se encontrou”. “Não fomos competentes do ponto de vista organizativo e do ponto de vista da intensidade, que tem de ser uma imagem de marca do FC Porto”, acrescentou o treinador dos Dragões.