Reabilitação Bairro do Bom Sucesso. Oposição defende que Câmara do Porto deve reunir com moradores

Reabilitação Bairro do Bom Sucesso. Oposição defende que Câmara do Porto deve reunir com moradores
| Porto
Ana Francisca Gomes

A vereadora comunista Ilda Figueiredo defendeu, esta segunda-feira, que a Câmara do Porto deve reunir-se com os moradores do Bairro do Bom Sucesso, no Campo Alegre, para que estes possam estar mais esclarecidos sobre o calendário das obras de reabilitação.

“Os moradores chamaram-me à atenção para a paralisação de algumas das obras, designadamente do telhado, e para a necessidade de clarificar e também de reunir com estes para que eles percebam o que é que se está a passar. Isto porque os serviços municipais não reuniram com eles e há dúvidas sobre todo este processo”, afirmou a eleita pela CDU à margem da reunião privada do executivo municipal desta segunda-feira.

O bairro é composto por seis blocos, com 128 fogos, que desde março estão a ser alvo de obras de reabilitação no valor de 6,8 milhões de euros. A empreitada passa pela reabilitação das coberturas, tratamento das fachadas, substituição da caixilharia existente e revisão das infraestruturas hidráulicas, eletricidade e telecomunicações das zonas comuns.

Para Ilda Figueiredo, é necessário defender o diálogo com os moradores e frisar a importância da reabilitação de um bairro com mais de 60 anos. “Há muitos anos que não tinha obras e basta ir lá para ver como algumas varandas estão a ameaçar ruir”.

Este é um bairro onde coexistem habitações municipais e privadas. No início do ano, em resposta à agência Lusa, a Câmara do Porto esclareceu que a iniciativa de iniciar as obras de reabilitação foi “previamente deliberada em assembleia de condomínio”. Ao município do Porto caberá assegurar o pagamento das obras de requalificação correspondente ao valor das frações que integram o seu património, sendo que os proprietários assumirão o valor da sua permilagem.

+ notícias: Porto

Autocarros atrasados arrastam um canal do metrobus que permanece deserto

As dúvidas e atrasos permanecem em torno do metrobus. A aquisição dos novos autocarros a hidrogénio está atrasada, mas espera-se que os primeiros cheguem durante o mês de dezembro. Ainda assim, a Metro do Porto continua sem saber se terá instalações para garantir a produção de hidrogénio verde que permitirá a circulação do transporte. Ao que o Porto Canal apurou, o memorando de entendimento para a operação continua por assinar.

FNAC de Santa Catarina fecha esta segunda-feira. A história do emblemático Edifício Palladium com quase 100 anos de existência

Com o fim de setembro, cai mais uma loja histórica na Baixa do Porto. A FNAC de Santa Catarina, apesar de ser uma loja de uma empresa multinacional, era um marco importante no comércio da cidade e fecha portas em definitivo esta segunda-feira. O Edifício Palladium, com uma história de quase 100 anos sempre ligado ao comércio e indústria, vai agora acolher a primeira loja da Primark no concelho do Porto.

Morreu António Ferreira de Sousa, um ícone do Mercado do Bolhão

Faleceu aos 95 anos, na manhã desta segunda-feira, o senhor António Ferreira de Sousa, proprietário da Casa Hortícola. Desde 1949 que geria o negócio no Mercado do Bolhão, onde deixa um legado de 75 anos.