Aplicação para telemóvel permite ver estacionamento disponível em Mangualde

Aplicação para telemóvel permite ver estacionamento disponível em Mangualde
| Norte
Porto Canal/ Agências

A Câmara de Mangualde anunciou esta segunda-feira o lançamento da aplicação MOVMangualdeAPP que permite ver no telemóvel, em tempo real, quais os lugares de estacionamento que estão disponíveis no centro da cidade.

A MOVMangualdeAPP, que tem também outras funcionalidades, é uma das vertentes do projeto SmartParking (estacionamento inteligente), no âmbito do qual foram colocados sensores em cerca de 550 lugares, estando toda a informação reunida numa plataforma online.

O SmartParking representou um investimento de 319 mil euros e foi cofinanciado em 85 por cento pelo FEDER, no âmbito das Smartcities, enquadrado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano da Cidade de Mangualde.

Segundo o presidente da Câmara de Mangualde, Marco Almeida, “a aplicação móvel é uma componente muito importante deste projeto, uma vez que, através da tecnologia, na palma da mão, será muito mais simples e fácil estacionar, revelando-se um forte contributo para a neutralidade carbónica”.

Além da aplicação, foram instalados cinco painéis de informação nas entradas da cidade de Mangualde.

Marco Almeida explicou que, “após uma fase de testes bem-sucedida, estes equipamentos informativos já se encontram operacionais e também mostram, em tempo real, as diversas zonas de estacionamento e a respetiva disponibilidade de lugares”.

“O facto de sabermos, em tempo real, a disponibilidade de estacionamento, irá contribuir para a diminuição de tráfego na zona central da cidade, encurtar o tempo de deslocação entre lugares e vermos reduzida a emissão de CO2”, considerou.

No seu entender, “além disso, haverá ganhos para a saúde da população”, uma vez que “será possível baixar os níveis de ansiedade e stress”.

O projeto teve preocupações inclusivas, tendo sido colocados sensores em 22 lugares de mobilidade reduzida, que estão igualmente assinalados na aplicação móvel.

Marco Almeida frisou que também o comércio tradicional não foi esquecido, uma vez que a preocupação da autarquia é que ele seja “cada vez mais dinâmico”.

“Foram contemplados 28 lugares de cargas e descargas, equipados com sensores, que otimizam, em tempo real, a disponibilidade de estacionamento dos veículos que transacionam mercadorias, um fator que realça o empreendedorismo e inovação do projeto”, contou.

De acordo com a autarquia, a implementação deste projeto não motivou alterações no número de zonas pagas, que se mantêm as mesmas.

+ notícias: Norte

Vídeo capta momento em que condutor escapa ileso à queda de sinal na A41

Um condutor escapou ileso à queda de uma estrutura de sinalização na A41, após a saída para o Centro Comercial Maia Jardim, no sentido Aeroporto Francisco Sá Carneiro-Alfena. O momento foi captado por um vídeo que já se tornou viral nas redes sociais.

Circulação na Linha de Guimarães retomada sem restrições

A circulação ferroviária na Linha de Guimarães, esta quarta-feira suspensa entre Guimarães e Santo Tirso, foi retomada após a conclusão dos trabalhos de reparação da catenária, revelou em comunicado a Infraestruturas de Portugal (IP).

Vento forte destrói macieiras e toneladas de maçãs em Armamar e Moimenta da Beira

O vento forte registado na madrugada de hoje destruiu macieiras e toneladas de maçã nos concelhos de Armamar e Moimenta da Beira, distrito de Viseu, disseram à agência Lusa produtores dessa região.