Circunvalação terá passeio no "ponto negro" entre CUF Porto e hospital Magalhães Lemos

Circunvalação terá passeio no "ponto negro" entre CUF Porto e hospital Magalhães Lemos
Pedro Benjamim | Porto Canal
| Porto
Porto Canal / Agências

A Infraestruturas de Portugal (IP) adjudicou, este mês, uma obra de execução de passeios e estacionamento num "ponto negro rodoviário" entre os hospitais da CUF e Magalhães Lemos, na Circunvalação, entre o Porto e Matosinhos, consultou a Lusa.

De acordo com o contrato de adjudicação à construtora Alexandre Barbosa e Borges, de 1,3 milhões de euros, o objetivo é "eliminar um ponto negro rodoviário (com elevada sinistralidade), através da melhoria de acessibilidade pedonal e introdução de medidas que tendam a reduzir a velocidade".

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

As obras entre os quilómetros 1,8 e 2,9 da Estrada da Circunvalação (Nacional 12), troço que divide Porto e Matosinhos, contemplam ainda "a reabilitação funcional do pavimento, do sistema de drenagem e equipamentos de sinalização e segurança".

De acordo com os desenhos do projeto de execução, em causa está o troço entre os cruzamentos da Circunvalação com a Rua Egito Gonçalves (Matosinhos), junto ao hospital CUF Porto, e com a Rua do Lidador (Porto), após o hospital Magalhães Lemos.

Do lado do concelho do Porto, o passeio será contínuo, ao passo que do lado de Matosinhos será executado até à zona da paragem de autocarro de Real de Cima.

Além do passeio, serão também instaladas "baias de estacionamento", segundo o projeto consultado pela Lusa, sendo também fechado "o acesso ao terreno baldio nas proximidades do hospital [CUF Porto], utilizado para estacionamento".

"Tendo em conta a necessidade de lugares de estacionamento verificado no local, foram implementadas baias de estacionamento com 2 metros de largura e com uma extensão total de aproximadamente 277 m, permitindo o estacionamento de 55 veículos", refere o projeto.

Já do lado de Matosinhos, "foi definida uma baia de estacionamento com 2.0 m de largura com uma extensão total de 125 m, permitindo o estacionamento de 25 veículos".

Assinado no dia 09 de setembro, o contrato da obra tem um prazo de execução de 150 dias, ou seja, praticamente cinco meses.

Apesar de se inserir totalmente num perfil urbano e atravessar os concelhos do Porto, Matosinhos, Maia e Gondomar, a Estrada da Circunvalação está sob jurisdição da IP.

+ notícias: Porto

Vereador de Matosinhos pede elaboração de plano para “trânsito caótico” na Circunvalação

O vereador do PSD Bruno Pereira na Câmara Municipal de Matosinhos defendeu esta quinta-feira a elaboração de um plano estratégico para o “trânsito caótico” nesta cidade, nomeadamente para a Estrada da Circunvalação.

Matadouro é “um exemplo de resistência, é um projeto muito portuense”, frisa arquiteto

A reconversão do antigo Matadouro de Campanhã, um projeto em co-autoria do escritório portuense OODA com o japonês Kengo Kuma, é “um exemplo de resistência, é um projeto muito portuense”, caracteriza o arquiteto Diogo Brito, um dos fundadores do escritório do Porto, em entrevista ao Porto Canal.

Operação do metro reforçada para o jogo de Portugal no Estádio do Dragão

A Metro do Porto anunciou o reforço da operação da rede de transporte para o final de tarde desta sexta-feira devido ao jogo entre Portugal e a Polónia a contar paraos quartos de final da Liga das Nações, com apito inicial marcado para as 19h45, no Estádio do Dragão.