Metro do Porto avança em Santo António para ligar Galiza e Liberdade
Porto Canal
A Metro do Porto divulgou esta semana novas imagens da empreitada na estação do Hospital Santo António, que “avança já com os túneis de ligação à Liberdade e à Galiza escavados”. Com o objetivo de abrir ao público em julho de 2025, no início de Agosto a empresa furou o túnel entre as futuras estações Galiza e Hospital Santo António.
Ver esta publicação no Instagram
No final de agosto, a nova estação da Liberdade-São Bento já se encontrava com 80% da escavação concluída e 60% da estrutura erguida. Segundo declarações prestadas ao Porto Canal por Pedro Lé Costa, engenheiro da Metro do Porto, nos próximos meses, estas fases estarão “finalizadas, permitindo o avanço para os acabamentos eletromecânicos".
"O nosso objetivo é libertar completamente a Avenida dos Aliados até ao Natal", afirmou Pedro Lé Costa, destacando a importância de desimpedir esta zona central antes do final do ano, com os trabalhos restantes a decorrerem abaixo do solo.
A conclusão da empreitada de construção da linha Rosa, que ligará São Bento à Casa da Música, está prevista para julho de 2025 e a linha deverá entrar em funcionamento nesse verão, prevê a Metro do Porto.
As novas estações têm assinatura de dois prémios Pritzker (considerado o Nobel da Arquitetura), todas as estações vão ser da autoria de Eduardo Souto de Moura, sendo que a de São Bento é assinada em parceria com Álvaro Siza Vieira.
Com um custo total que ascende aos 304,7 milhões de euros, o projeto da Linha Rosa é financiado pelo POSEUR e pelo Fundo Ambiental.