Presidente do IPO pede mais especialistas e renovação do parque tecnológico

| Porto
Hugo André Costa

Júlio Oliveira esteve reunido, na terça-feira, com a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e o Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida, que inauguraram a expansão da Unidade de Cirurgia Ambulatória do IPO.

A requalificação da Unidade de Cirurgia de Ambulatório do Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto teve um custo de 250 mil euros. A este valor, acrescem 1 milhão e 665 mil euros em novos equipamentos, que beneficiaram de um financiamento de 86% do programa Norte 2020.

No entanto, o presidente do Conselho de Administração do IPO, Júlio Oliveira, admite que é necessária "uma requalificação do parque tecnológico" e "um investimento em recursos humanos". A Ministra da Saúde lembra que o IPO "foi um dos maiores contribuintes na recuperação das listas de espera" e salienta que "isto é só o princípio de uma caminhada". Já o Ministro da Coesão Territoral garante que "há dotações para tratar de outros hospitais do país".

+ notícias: Porto

Empresas privadas avaliam operar no canal do metrobus, mas só em 2025

Face ao impasse do arranque da operação do metrobus, entre a Casa da Música e a Praça do Império, a Metro do Porto contactou algumas empresas privadas para alugar autocarros. Contudo, um dos requisitos impostos pela empresa é que os veículos tenham portas à esquerda. Algumas destas empresas admitiram aceitar a proposta, mas há um consenso de que a solução não será implementada ainda este ano.

Começa a ganhar forma a “moldura fina da Ponte da Arrábida”

É inevitável que uma panorâmica de uma cidade não ganhe ruído quando é introduzida uma ponte. Mas no caso da nova travessia entre o Porto e Gaia, que já começa a aparecer nas margens, o objetivo foi reduzir o impacto e deixá-la “quase ausente”. “Não podendo ser invisível, uma moldura fina à Ponte da Arrábida”, descreveu o arquiteto José Carlos Oliveira, que esteve à conversa com o Porto Canal e deu detalhes sobre o desenho e o que vão ganhar as margens durienses.

Videovigilância aumenta no Porto com mais 117 câmaras até abril

Já está em avanço a instalação de mais 117 câmaras de videovigilância, que se juntam até abril de 2025 às 79 já existentes. O processo que conta com a aprovação do Ministério da Administração Interna e o visto prévio do Tribunal de Contas, iniciou-se no passado dia 19 de outubro.