Videovigilância aumenta no Porto com mais 117 câmaras até abril

Videovigilância aumenta no Porto com mais 117 câmaras até abril
Ana Francisca Gomes | Porto Canal
| Porto
Porto Canal

Já está em avanço a instalação de mais 117 câmaras de videovigilância, que se juntam até abril de 2025 às 79 já existentes. O processo que conta com a aprovação do Ministério da Administração Interna e o visto prévio do Tribunal de Contas, iniciou-se no passado dia 19 de outubro.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

As novas câmaras vão ser colocadas em várias zonas da cidade, incluindo Marechal Gomes da Costa, Pasteleira, Pinheiro Torres, Foz, Asprela e Campanhã, tal como escreve o JN este domingo.

O contrato foi formalizado em meados de outubro, com a autorização das entidades competentes, e a fase de instalação terá uma duração prevista de seis meses.

A Câmara do Porto indicou que, durante este período, será feita a instalação de uma rede de comunicações e de infraestruturas de apoio, como suportes e servidores. A execução total do projeto deverá ser concluída até ao final de abril do próximo ano.

O sistema de videovigilância, que entrou em funcionamento em 22 de junho de 2023 e conta com 79 câmaras no centro da cidade, já permitiu preservar imagens relativas a 910 processos-crime, a maioria das quais (592) ocorridas este ano.

+ notícias: Porto

Entre rabiscos e aguarelas, o diário gráfico de Vasco Mota faz uma viagem pelo Porto

Após escolher o local, Vasco Mota senta-se no seu “banquinho”, abre o diário gráfico e coloca ao seu lado, os pincéis e a tábua de aguarelas. Sem pressa, começa a desenhar e deixa que as linhas se entrelacem com a vida que pulsa à sua volta. O Porto, com as suas ruas e detalhes únicos, é o seu maior campo de exploração. O urban sketching, que começou por ser uma diversão, tornou-se na sua principal ocupação, através do projeto "Rabiscar o Porto", hoje apoiado pela Ágora.

Retomadas buscas por desaparecidos no incêndio em pensão no Porto 

O Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto (RSB) e a Polícia Municipal estão a efetuar buscas para encontrar desaparecidos na sequência do incêndio que deflagrou na quarta-feira numa pensão no centro histórico do Porto, indicaram várias fontes esta sexta-feira.

Burger King abre segunda-feira no lugar do emblemático Café do Embaixador 

O novo restaurante da cadeia Burger King, previsto para o lugar do Café Embaixador, na baixa do Porto, vai abrir portas às 11h30 da próxima segunda-feira, informou a empresa ao Porto Canal.