Videovigilância aumenta no Porto com mais 117 câmaras até abril
Porto Canal
Já está em avanço a instalação de mais 117 câmaras de videovigilância, que se juntam até abril de 2025 às 79 já existentes. O processo que conta com a aprovação do Ministério da Administração Interna e o visto prévio do Tribunal de Contas, iniciou-se no passado dia 19 de outubro.
Ver esta publicação no Instagram
As novas câmaras vão ser colocadas em várias zonas da cidade, incluindo Marechal Gomes da Costa, Pasteleira, Pinheiro Torres, Foz, Asprela e Campanhã, tal como escreve o JN este domingo.
O contrato foi formalizado em meados de outubro, com a autorização das entidades competentes, e a fase de instalação terá uma duração prevista de seis meses.
A Câmara do Porto indicou que, durante este período, será feita a instalação de uma rede de comunicações e de infraestruturas de apoio, como suportes e servidores. A execução total do projeto deverá ser concluída até ao final de abril do próximo ano.
O sistema de videovigilância, que entrou em funcionamento em 22 de junho de 2023 e conta com 79 câmaras no centro da cidade, já permitiu preservar imagens relativas a 910 processos-crime, a maioria das quais (592) ocorridas este ano.