INEM anuncia reposição de helicóptero que sofreu acidente em Mondim de Basto

INEM anuncia reposição de helicóptero que sofreu acidente em Mondim de Basto
INEM
| Norte
Porto Canal/Agências

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) anunciou este sábado que foi reposto o helicóptero na base de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, depois do acidente em Mondim de Basto, que deixou um outro aparelho inoperacional.

"Iniciou atividade às 20h00 de hoje, em Macedo de Cavaleiros, um helicóptero AW139 a operar 24 horas por dia”, lê-se num comunicado.

Inicialmente, o INEM previa que este helicóptero estaria a funcionar a partir de segunda-feira, mas “depois do reforço de equipas para manutenção da aeronave e da realização dos últimos testes de voo” exigidos para reposição integral do serviço, foi possível antecipar a atividade do aparelho.

Desta forma, “o dispositivo de quatro helicópteros contratado pelo INEM está completo", acrescenta.

No texto, o INEM aponta que "esta aeronave média da frota da empresa Avincis encontrava-se em período de manutenção anual programada na base da empresa em Salemas, Loures".

O dispositivo atualmente contratado pelo INEM é composto por duas aeronaves médias, a funcionar a partir das bases de Macedo de Cavaleiros e Loulé, em permanência, e duas aeronaves ligeiras a operar a partir das bases de Viseu e Évora, durante o dia.

O anúncio do INEM surge depois do acidente, na segunda-feira, em Mondim de Basto, com o helicóptero de emergência médica sediado em Macedo de Cavaleiros, do qual não resultaram vítimas.

+ notícias: Norte

Rua do Cavaco em Gaia cortada durante dois anos devido a construção da nova ponte do metro

A construção da nova ponte para a Linha Rubi do Metro do Porto, denominada Ferreirinha, vai obrigar ao corte da Rua do Cavaco, em Gaia, durante dois anos, para a instalação de um pilar.

Portugal vai receber quatro meios aéreos de França e Espanha para combate a incêndios

Portugal vai receber quatro meios aéreos para combater os incêndios que lavram no país ao abrigo do Mecanismo Europeu de Proteção Civil, disse à Lusa fonte do Ministério da Administração Interna (MAI).

Mais de 120 bombeiros combatem quatro incêndios em Gondomar

São quatro os incêndios que lavram em Gondomar, obrigando à mobilização de 128 operacionais para o combate às chamas, de acordo com informações consultadas no portal da Proteção Civil. Estão também mobilizadas também 34 viaturas terrestres e um meio aéreo.