Reconstrução da fortaleza de Valença decorre "a um bom ritmo". Obras terminam em 2025

Reconstrução da fortaleza de Valença decorre "a um bom ritmo". Obras terminam em 2025
CM Valença
| Norte
Porto Canal

A Muralha da Fortaleza de Valença, que sofreu derrocadas no dia 1 de janeiro de 2023 devido ao mau tempo, já começou a ser reerguida.

Os trabalhos de reconstrução, que arrancaram no passado mês de junho, estão a decorrer “a um bom ritmo” e deverão estar concluídos “nos primeiros meses de 2025”, informou a Câmara Municipal daquela região do Alto Minho, através do seu site oficial.

Até ao momento, procedeu-se à limpeza da área derrubada, mas também à “estabilização do talude inferior da muralha e consolidação da zona de fratura da cortina”, acrescenta a autarquia na mesma nota. Encontra-se em curso a implementação “dos sistemas de drenagem de águas pluviais”, bem como a instalação de “micro estacas para reforçar o alicerce” daquele monumento.

O Município assegura que a empreitada respeita “o método construtivo e as caraterísticas de construção originais” da infraestrutura, de finais do século XVII e inícios do século XVII, de forma a manter a autenticidade do edifício histórico.

Recorde-se que a fortaleza é anualmente visitada por mais de dois milhões de pessoas e assume particular importância pela sua dimensão, com uma extensão de muralha de 5,5 quilómetros, e história, tendo sido, ao longo dos seus cerca de 700 anos, a terceira mais importante de Portugal.

+ notícias: Norte

Autocarro da UNIR consumido pelas chamas em Gaia

Um autocarro da rede UNIR foi consumido pelas chamas na tarde desta terça-feira, na rua de Dom Pedro V, perto do El Corte Inglés, em Vila Nova de Gaia.

Arte dos Barcos Moliceiros de Aveiro inscrita em Lista de Salvaguarda Urgente da UNESCO

A arte da carpintaria naval da região de Aveiro, traduzida nos barcos moliceiros, foi inscrita esta terça-feira na lista de património imaterial em necessidade de salvaguarda urgente da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

Casal acusado de triplo homicídio em Bragança condenado a 25 anos de prisão

O casal acusado de triplo homicídio em Donai, no concelho Bragança, em julho de 2022 foi, esta terça-feira, condenado a 25 anos de prisão e ao pagamento de uma indemnização à família das vítimas de 225 mil euros.