Reconstrução da fortaleza de Valença decorre "a um bom ritmo". Obras terminam em 2025

Reconstrução da fortaleza de Valença decorre "a um bom ritmo". Obras terminam em 2025
CM Valença
| Norte
Porto Canal

A Muralha da Fortaleza de Valença, que sofreu derrocadas no dia 1 de janeiro de 2023 devido ao mau tempo, já começou a ser reerguida.

Os trabalhos de reconstrução, que arrancaram no passado mês de junho, estão a decorrer “a um bom ritmo” e deverão estar concluídos “nos primeiros meses de 2025”, informou a Câmara Municipal daquela região do Alto Minho, através do seu site oficial.

Até ao momento, procedeu-se à limpeza da área derrubada, mas também à “estabilização do talude inferior da muralha e consolidação da zona de fratura da cortina”, acrescenta a autarquia na mesma nota. Encontra-se em curso a implementação “dos sistemas de drenagem de águas pluviais”, bem como a instalação de “micro estacas para reforçar o alicerce” daquele monumento.

O Município assegura que a empreitada respeita “o método construtivo e as caraterísticas de construção originais” da infraestrutura, de finais do século XVII e inícios do século XVII, de forma a manter a autenticidade do edifício histórico.

Recorde-se que a fortaleza é anualmente visitada por mais de dois milhões de pessoas e assume particular importância pela sua dimensão, com uma extensão de muralha de 5,5 quilómetros, e história, tendo sido, ao longo dos seus cerca de 700 anos, a terceira mais importante de Portugal.

+ notícias: Norte

Planta invasora em "grande escala" no rio Minho bloqueia pescas, alerta associação

A elódea, uma planta infestante presente “em grande escala” no rio Minho, “bloqueia completamente” as redes de pesca do sável e da lampreia, impossibilitando o trabalho dos pescadores, revelou a associação de profissionais de pesca.

Detido por exercer violência psicológica, verbal e financeira sobre a mãe idosa

Um homem de 41 anos foi detido, em Vinhais, pelo crime de violência doméstica, informou este sábado a GNR de Bragança.

Incêndio em autocarro corta Estrada Nacional 15 em Amarante

Um incêndio num autocarro de passageiros obrigou este sábado ao corte da Estrada Nacional (EN) 15 em Amarante, no distrito do Porto, indicou fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Tâmega e Sousa.