Organização Mundial da Saúde alerta para aumento de casos de covid-19

Organização Mundial da Saúde alerta para aumento de casos de covid-19
Lusa
| Mundo
Porto Canal/Agências

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, esta terça-feira, para o aumento de casos de covid-19 no mundo, considerando "pouco provável" que diminuam a curto prazo, e para o risco de aparecimento de uma variante mais severa.

"A covid-19 continua muito presente", afirmou numa conferência de imprensa a diretora na OMS para a Prevenção de Epidemias e Pandemias, Maria Van Kerkhove, assinalando que a doença causada pelo coronavírus SARS-CoV-2 circula em todos os países.

Segundo a epidemiologista norte-americana, foram registadas novas ondas de infeção na Europa, América e no Pacífico Ocidental.

De acordo com a OMS, a monitorização dos esgotos sugere que a circulação do SARS-CoV-2 é duas a 20 vezes superior aos números documentados.

Maria Van Kerkhove lembrou que, à medida que o vírus evolui e se propaga, existe o risco de aparecer uma estirpe mais grave, que pode escapar aos sistemas de deteção e não responder a uma intervenção médica.

"Estou preocupada", disse, acrescentando que, se houvesse uma variante mais virulenta em circulação, "a suscetibilidade de as populações desenvolverem doença grave seria enorme" face à baixa cobertura vacinal.

A OMS insta os governos a reforçarem as campanhas de vacinação, assegurando que os grupos de maior risco devem receber uma dose da vacina contra a covid-19 pelo menos uma vez por ano para reduzir o perigo de doença grave.

A Organização Mundial de Saúde lamenta que a disponibilidade de vacinas tenha diminuído substancialmente no último ano e meio, dada a diminuição do número de fabricantes.

A covid-19 é uma doença respiratória pandémica causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado em finais de 2019 na China e que se disseminou rapidamente pelo resto do mundo, tendo assumido várias variantes, umas mais contagiosas do que outras.

As vacinas em circulação previnem sobretudo a doença grave, mas não a infeção.

Desde maio de 2023 a covid-19 deixou de ser uma Emergência de Saúde Pública Internacional.

+ notícias: Mundo

Embaixada portuguesa em Kiev danificada em ataque russo. Governo português já condenou ato

O Governo português condenou esta sexta-feira os ataques russos desta madrugada em Kiev, afirmando que a chancelaria da embaixada de Portugal na capital ucraniana foi danificada.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.