Número de mortos em Gaza sobe para 39.550

Número de mortos em Gaza sobe para 39.550
Getty
| Mundo
Porto Canal/ Agências

O Ministério da Saúde do Governo da Faixa de Gaza elevou este sábado para 39.550 o número de mortos em território palestiniano desde o início da guerra com Israel, que se aproxima do décimo mês.

Pelo menos 70 pessoas morreram nas últimas horas, segundo um comunicado do Ministério da Saúde citado pela agência de notícias France-Presse (AFP), que acrescentou que o número de feridos desde o início da guerra é de 91.280.

A guerra em curso na Faixa de Gaza entre Israel e o Hamas foi desencadeada por um ataque sem precedentes do grupo islamita palestiniano em solo israelita, em 07 de outubro, que causou cerca de 1.200 mortos e mais de duas centenas de reféns, segundo as autoridades israelitas.

Após o ataque do Hamas, Israel desencadeou uma ofensiva em grande escala na Faixa de Gaza, que já provocou mais de 39 mil mortos, na maioria civis, e um desastre humanitário, desestabilizando toda a região do Médio Oriente.

O Hamas, que controla a Faixa de Gaza desde 2007, é considerado como uma organização terrorista por Israel, Estados Unidos e União Europeia.

+ notícias: Mundo

Psicólogo portuense relata a fome que se vive em Gaza

O psicólogo portuense Raúl Manarte, que está a trabalhar na Faixa de Gaza e deve ficar naquele território até ao final de novembro, relata, em entrevista ao Porto Canal, que a alimentação é “insuficiente”. A mesma realidade é vivida em relação aos medicamentos e materiais usados pelos profissionais de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.