Descoberta ponte medieval em escavações da Metro do Porto
João Nogueira
A Metro do Porto encontrou um achado arqueológico do século XIII durante a obra do desvio do rio da Vila, no âmbito da construção da Linha Rosa. O grau de conservação elevado surpreendeu as equipas no terreno que já procederam ao levantamento da peça que deverá ser exposta num sítio ainda por definir na cidade.
Ver esta publicação no Instagram
“É uma ponte medieval que servia de ligação e de acesso ao Porto e que não estava previsto ter resistido durante a expansão da cidade”, explicou em exclusivo ao Porto Canal o engenheiro responsável pelo traçado da linha circular da Metro do Porto, Pedro Lé Costa.
A ponte tem cerca de dois metros de largura e um comprimento de cinco metros. “Estava perfeitamente conservada”, explicou o engenheiro, acrescentando que o “braço do rio da Vila”, que foi construído ao descer da Rua Mouzinho da Silveira, encaixou perfeitamente no arco da própria ponte.
O achado já foi levantado e está neste momento num estaleiro da Metro do Porto a aguardar que o seu destino seja definido. A intervenção, feita em conjunto com a Câmara do Porto e a tutela, provocou uma derrapagem de mês e meio nos trabalhos da Linha Rosa. “Tivemos imediatamente de parar os trabalhos, avaliar se o achado tinha algum interesse. Veio a verificar-se que tinha, voltamos a proteger o achado para fazermos uma contenção provisória que o permitiu dar apoio para se poder remover em segurança”, explicou Pedro Lé Costa.
Ainda que numa fase muito embrionária, já está a ser estabelecido um diálogo entre a Metro do Porto, a tutela e o município para “encontrar uma forma de remontar a estrutura num local que seja decidido com estas várias entidades”.
A descoberta foi feita enquanto as equipas trabalhavam no desvio do rio da Vila, a jusante, no cruzamento entre a Rua de Mouzinho da Silveira, Rua de São João e Largo de São Domingos.
Rua de São João cortada em agosto
O túnel do desvio do rio está praticamente concluído, explicou Pedro Lé Costa, mas para agosto estão previstas mais mudanças de trânsito. A Rua de São João vai ser cortada e na Rua Mouzinho da Silveira a área ocupada vai passar da direita para a esquerda.