Descoberta ponte medieval em escavações da Metro do Porto

Descoberta ponte medieval em escavações da Metro do Porto
| Porto
João Nogueira

A Metro do Porto encontrou um achado arqueológico do século XIII durante a obra do desvio do rio da Vila, no âmbito da construção da Linha Rosa. O grau de conservação elevado surpreendeu as equipas no terreno que já procederam ao levantamento da peça que deverá ser exposta num sítio ainda por definir na cidade.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

“É uma ponte medieval que servia de ligação e de acesso ao Porto e que não estava previsto ter resistido durante a expansão da cidade”, explicou em exclusivo ao Porto Canal o engenheiro responsável pelo traçado da linha circular da Metro do Porto, Pedro Lé Costa.

A ponte tem cerca de dois metros de largura e um comprimento de cinco metros. “Estava perfeitamente conservada”, explicou o engenheiro, acrescentando que o “braço do rio da Vila”, que foi construído ao descer da Rua Mouzinho da Silveira, encaixou perfeitamente no arco da própria ponte.

Porto Canal

O achado já foi levantado e está neste momento num estaleiro da Metro do Porto a aguardar que o seu destino seja definido. A intervenção, feita em conjunto com a Câmara do Porto e a tutela, provocou uma derrapagem de mês e meio nos trabalhos da Linha Rosa. “Tivemos imediatamente de parar os trabalhos, avaliar se o achado tinha algum interesse. Veio a verificar-se que tinha, voltamos a proteger o achado para fazermos uma contenção provisória que o permitiu dar apoio para se poder remover em segurança”, explicou Pedro Lé Costa.

Ainda que numa fase muito embrionária, já está a ser estabelecido um diálogo entre a Metro do Porto, a tutela e o município para “encontrar uma forma de remontar a estrutura num local que seja decidido com estas várias entidades”.

A descoberta foi feita enquanto as equipas trabalhavam no desvio do rio da Vila, a jusante, no cruzamento entre a Rua de Mouzinho da Silveira, Rua de São João e Largo de São Domingos.

Rua de São João cortada em agosto

Porto Canal

O túnel do desvio do rio está praticamente concluído, explicou Pedro Lé Costa, mas para agosto estão previstas mais mudanças de trânsito. A Rua de São João vai ser cortada e na Rua Mouzinho da Silveira a área ocupada vai passar da direita para a esquerda.

+ notícias: Porto

Incêndio na casa de Sá Carneiro no Porto obriga a retirar seis pessoas

Dois idosos foram transportados ao hospital depois de, juntamente com mais quatro pessoas, terem sido retiradas de um prédio, na rua da Picaria, no Porto, onde deflagrou um incêndio disse à Lusa fonte municipal.

Multa de 6.000 euros para médicos condenados por morte de recém-nascido no Porto

Dois médicos foram condenados a pagar uma multa de seis mil euros, cada um, pela morte de um recém-nascido cerca de cinco horas após o parto no Centro Materno Infantil do Norte, segundo uma sentença consultada esta segunda-feir pela Lusa.

Suspeito de tráfico de droga no Porto fica em prisão preventiva

Um homem ficou em prisão preventiva após ser detido sexta-feira, no Porto, por alegado tráfico de droga, anunciou esta segunda-feira PSP, que apreendeu cocaína e heroína suficientes para mais 10 mil doses individuais e 200 mil euros em dinheiro.