Operação Malapata. Adiada leitura do acórdão do julgamento do empresário César Boaventura

Operação Malapata. Adiada leitura do acórdão do julgamento do empresário César Boaventura
| Desporto
Porto Canal / Agências

A leitura do acórdão do julgamento da Operação Malapata, que tem como principal arguido o empresário de futebol César Boaventura e investiga transferências de atletas, foi adiada para 3 de setembro, disse esta quarta-feira à Lusa fonte judicial.

Inicialmente prevista para quinta-feira, a partir das 09:30, no Tribunal de São João Novo, no Porto, a sessão foi protelada por quase dois meses pelo coletivo de juízes, devido à complexidade do processo, e ficou marcada para inícios de setembro, a partir das 14:00.

Em 20 de junho, nas alegações finais da denominada Operação Malapata, que investiga transferências de jogadores e contas bancárias através das quais circulavam milhares de euros, o Ministério Público (MP) pediu oito a 10 anos de prisão para César Boaventura e penas próximas do mínimo legal, mas com execução suspensa, para os outros arguidos.

O empresário está acusado de cinco crimes de burla qualificada, três de falsificação de documentos, um de fraude fiscal qualificada e ainda outro de branqueamento de capitais.

Em fevereiro, César Boaventura foi condenado de forma cumulativa a três anos e quatro meses de prisão, com execução suspensa, por três crimes de corrupção ativa no futebol.

O tribunal de Matosinhos deu como provado o aliciamento aos ex-jogadores do Rio Ave Cássio, Marcelo e Lionn para que facilitassem num desafio com o Benfica, na temporada 2015/16, a troco de contrapartidas financeiras e contratuais, mas ilibou o empresário do crime de corrupção em forma tentada ao antigo guarda-redes do Marítimo Romain Salin.

+ notícias: Desporto

"FC Porto na Baixa" regressa a 25 de julho

O “FC Porto na Baixa” está de volta cinco anos depois. O evento, que ao longo de sete anos marcou o arranque de temporada do FC Porto, está de regresso esta época, já no próximo dia 25 de julho, a partir das 18 horas.

Domingos Andrade reforça o FC Porto B

Depois do lateral esquerdo brasileiro Kaio Henrique, Domingos Andrade é o mais recente reforço do FC Porto B, tendo assinado um contrato válido por quatro temporadas, até 2028.

Domingos Andrade: "Ao FC Porto nunca se diz não"

Oficializado nesta quinta-feira como o segundo reforço do FC Porto B para 2024/25, Domingos Andrade confessou sentir-se “muito orgulhoso” por chegar a “um clube enorme” e alimenta o sonho de “jogar no Estádio do Dragão”. O médio internacional angolano, de 21 anos, está feliz por “fazer parte desta família” e deixou uma promessa aos adeptos: “Podem esperar um Domingos trabalhador e que vai representar o FC Porto de uma forma positiva e digna. Vou honrar sempre o clube”.