Universidade do Porto entre as 100 melhores a produzir Ciência na Europa
Porto Canal
A Universidade do Porto integra, pela primeira vez, o top 100 das instituições europeias de ensino superior mais produtivas em todas as áreas científicas avaliadas, avança a Câmara do Porto através do site oficial.
Ver esta publicação no Instagram
No CWTS Leiden Ranking 2024, a Universidade do Porto ocupa a 33.ª posição das instituições de ensino superior que produziram mais e melhor investigação científica, durante o quadriénio 2019-2022. No mesmo período, a instituição portuguesa de ensino superior deu provas do bom desempenho prestado em todas as vertentes do conhecimento, tendo conseguido, pela primeira vez, fixar–se no top 100 europeu das cinco áreas em análise.
A Universidade do Porto ocupa a 14.ª posição no ranking europeu em matéria de Ciências da Vida e da Terra, a 37.ª em Física e Engenharias, a 42.ª em Ciências da Saúde e Biomédicas, a 86.ª em Matemática e Ciências da Computação e, por último, a 99.ª em Ciências Sociais e Humanidades.
Analisando o ranking a nível mundial, a universidade portuguesa integra o top 100 apenas uma vez, no domínio das Ciências da Vida e da Terra (93.ª posição).
O ranking desenvolvido pela Universidade de Leiden avaliou o desempenho das publicações científicas de mais de 1500 instituições de ensino superior, considerando vários indicadores como o impacto científico, as colaborações, a proporção de artigos de livre acesso e a diversidade de género, com base nos dados da principal base de dados científica, a Web of Science.
A Universidade do Porto destaca-se ainda no que diz respeito à participação de mulheres na produção científica, ocupando a 17.ª melhor posição a nível europeu, com quase metade das publicações da Universidade (48,5%) a serem escritas por mulheres.
No que concerne aos restantes indicadores, a Universidade do Porto assume o papel principal a nível nacional entre as instituições de ensino superior com mais artigos entre os 10% mais citados e com mais diversidade de género.