Universidade do Porto entre as 100 melhores a produzir Ciência na Europa

Universidade do Porto entre as 100 melhores a produzir Ciência na Europa
| Porto
Porto Canal

A Universidade do Porto integra, pela primeira vez, o top 100 das instituições europeias de ensino superior mais produtivas em todas as áreas científicas avaliadas, avança a Câmara do Porto através do site oficial.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

No CWTS Leiden Ranking 2024, a Universidade do Porto ocupa a 33.ª posição das instituições de ensino superior que produziram mais e melhor investigação científica, durante o quadriénio 2019-2022. No mesmo período, a instituição portuguesa de ensino superior deu provas do bom desempenho prestado em todas as vertentes do conhecimento, tendo conseguido, pela primeira vez, fixar–se no top 100 europeu das cinco áreas em análise.

A Universidade do Porto ocupa a 14.ª posição no ranking europeu em matéria de Ciências da Vida e da Terra, a 37.ª em Física e Engenharias, a 42.ª em Ciências da Saúde e Biomédicas, a 86.ª em Matemática e Ciências da Computação e, por último, a 99.ª em Ciências Sociais e Humanidades.

Analisando o ranking a nível mundial, a universidade portuguesa integra o top 100 apenas uma vez, no domínio das Ciências da Vida e da Terra (93.ª posição).

O ranking desenvolvido pela Universidade de Leiden avaliou o desempenho das publicações científicas de mais de 1500 instituições de ensino superior, considerando vários indicadores como o impacto científico, as colaborações, a proporção de artigos de livre acesso e a diversidade de género, com base nos dados da principal base de dados científica, a Web of Science.

A Universidade do Porto destaca-se ainda no que diz respeito à participação de mulheres na produção científica, ocupando a 17.ª melhor posição a nível europeu, com quase metade das publicações da Universidade (48,5%) a serem escritas por mulheres.

No que concerne aos restantes indicadores, a Universidade do Porto assume o papel principal a nível nacional entre as instituições de ensino superior com mais artigos entre os 10% mais citados e com mais diversidade de género.

+ notícias: Porto

“Um verdadeiro rali”. Boavista é palco de corridas ilegais em plena luz do dia

A proximidade ao centro da cidade, a densificada rede de transportes e a diversidade de serviços fazem da Boavista uma das zonas mais cobiçadas do Porto. E é nas ruas adjacentes à Avenida da França que nas últimas semanas têm decorrido corridas de alta velocidade que, de acordo com os relatos dos moradores, são organizadas por pessoas em situação de sem abrigo que pernoitam nas imediações.

Concelhia do PSD do Porto vai a votos no sábado

A Comissão Política Concelhia do PSD do Porto vai a votos no sábado com o deputado Alberto Machado, que se recandidata à liderança, e Francisco Carvalho, líder de bancada do PSD na Assembleia de Freguesia de Ramalde.

Proteção de dados “trava” aquisição de mais 117 câmaras de videovigilância no Porto

A Câmara Municipal do Porto ainda não conseguiu adquirir as 117 novas câmaras de videovigilância para as quais lançou um concurso público há cerca de um ano. Em causa está a falta de um parecer da Comissão Nacional da Proteção de Dados (CNPD), o que tem impedido o Tribunal de Contas de dar ‘luz verde’ ao município.