Projeções em França dão vitória a aliança de esquerda com extrema-direita em terceiro
Porto Canal
A Frente Popular, aliança de vários partidos de esquerda, é o grande vencedor da segunda volta das eleições francesas, apontam as sondagens à boca das urnas divulgadas pelas 19h00. As projeções apontam ainda que a União Nacional, partido de extrema-direita liderado por Marine Le Pen, fique em terceiro lugar, atrás do partido de Macron.
As projeções dão entre 175 e 205 deputados para a Nova Frente Popular (que junta socialistas, ecologistas e comunistas e é liderada pela França Insubmissa (LFI, partido de esquerda radical de Jean-Luc Mélenchon), 150 a 175 ao Ensemble (Juntos), agrupamento centrista e liberal encabeçado pelo Renascimento, partido do Presidente Emmanuel Macron, e 115 a 150 à União Nacional, partido liderado por Marine Le Pen.
Na primeira volta das eleições, a extrema-direita tinha reunido o maior número de votos, com 33,10%, seguido da aliança de esquerda com 28% e o ‘Emsemble’ com 20%.
Em antecipação da segunda volta, tanto a Nova Frente Popular como partido do presidente francês retiraram da luta os concorrentes nos círculos em que haviam ficado em terceiro lugar, de forma a concentrar os votos na luta contra a extrema-direita.