Projeções em França dão vitória a aliança de esquerda com extrema-direita em terceiro 

Projeções em França dão vitória a aliança de esquerda com extrema-direita em terceiro 
| Mundo
Porto Canal

A Frente Popular, aliança de vários partidos de esquerda, é o grande vencedor da segunda volta das eleições francesas, apontam as sondagens à boca das urnas divulgadas pelas 19h00. As projeções apontam ainda que a União Nacional, partido de extrema-direita liderado por Marine Le Pen, fique em terceiro lugar, atrás do partido de Macron.

As projeções dão entre 175 e 205 deputados para a Nova Frente Popular (que junta socialistas, ecologistas e comunistas e é liderada pela França Insubmissa (LFI, partido de esquerda radical de Jean-Luc Mélenchon), 150 a 175 ao Ensemble (Juntos), agrupamento centrista e liberal encabeçado pelo Renascimento, partido do Presidente Emmanuel Macron, e 115 a 150 à União Nacional, partido liderado por Marine Le Pen.

Na primeira volta das eleições, a extrema-direita tinha reunido o maior número de votos, com 33,10%, seguido da aliança de esquerda com 28% e o ‘Emsemble’ com 20%.

Em antecipação da segunda volta, tanto a Nova Frente Popular como partido do presidente francês retiraram da luta os concorrentes nos círculos em que haviam ficado em terceiro lugar, de forma a concentrar os votos na luta contra a extrema-direita.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.