Derrota histórica para os Conservadores com projeções a indicar menor número de sempre de deputados

Derrota histórica para os Conservadores com projeções a indicar menor número de sempre de deputados
Reuters
| Mundo
Porto Canal

A noite eleitoral no Reino Unido prometia mudanças ao fim de 14 anos de governo do Partido Conservador, mas as sondagens à boca das urnas divulgadas pelos meios de comunicação britânicos apontam para resultados históricos.

A derrota pode ser estrondosa para os Conservadores liderados por Rishi Sunak: as projeções apontam para 131 deputados, o resultado mais baixo da história dos ‘tories’ desde que concorreram pela primeira vez em 1832.

Em 2019, o partido liderado na altura por Boris Johnson tinha conseguido eleger 365 deputados. Em anos recentes, os piores resultados dos Conservadores tinham sido 165 e 166 deputados em 1997 e 2001 respetivamente, nos melhores anos dos Trabalhistas.

Recuando já bem dentro do século XX, os ‘tories’ conseguiram apenas 197 deputados em 1945 e 156, o pior de sempre em absoluto, em 1906 - todos números superiores aos projetados para esta noite.

Em jogo esta quinta-feira estão 650 lugares no Parlamento do Reino Unido, com os Trabalhistas de Keir Starmer a contarem neste momento, caso as sondagens à boca das urnas se confirmem, com uma das maiores maiorias de sempre - com 410 deputados eleitos.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.