Extensão da Linha Amarela da Metro do Porto inaugurada esta sexta-feira

Extensão da Linha Amarela da Metro do Porto inaugurada esta sexta-feira
| Norte
Porto Canal

A extensão da linha amarela da Metro do Porto será inaugurada esta sexta-feira às 10h00, numa cerimónia que deverá contar com a presença do Ministro das Infraestruturas, Miguel Pinto Luz e da Ministra do Ambiente, Graça Carvalho. A informação foi avançada ao Porto Canal por fonte da empresa.

Ao longo dos últimos meses decorreram ensaios e formação de maquinistas, para além de testes que incluíram todas as especialidades envolvidas na empreitada.

Com uma extensão de mais de três quilómetros, a empreitada da extensão da Linha Amarela até Vila d'Este incluiu a construção de um viaduto de 420 metros entre Santo Ovídio e Manuel Leão (estação subterrânea), um túnel de um quilómetro até à estação Hospital Santos Silva e um Parque de Material e Oficinas (PMO).

Em Santo Ovídio, a atual estação da Linha Amarela vai ainda ter ligação pedonal à futura estação da Linha Rubi (Santo Ovídio - Casa da Música) e à futura estação ferroviária de Alta Velocidade, também em Santo Ovídio, cuja rotunda deverá ser transformada numa praça.

Segundo disse aos jornalistas o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, em dezembro, a frequência de passagem aumentará com a extensão da Linha Amarela.

A oferta poderá ir até aos "16 veículos por hora e sentido [frequência de 03h45 minutos] até Santo Ovídio, e depois uma rutura de frequência com oito veículos por hora e sentido [frequência de 07h30 minutos] até Vila d'Este", disse aos jornalistas aquando de uma visita à empreitada.

Os custos totais da extensão da Linha Amarela do Metro do Porto ascendem aos 206,4 milhões de euros, segundo o anterior Governo.

Atualmente, a Metro do Porto conta com seis linhas em operação, aguardando-se a inauguração da extensão da Linha Amarela (D) entre Santo Ovídio e Vila d'Este (Vila Nova de Gaia), e a conclusão das obras da Linha Rosa (G), entre São Bento e Casa da Música (Porto) e da linha de 'metrobus' entre Casa da Música e Praça do Império.

+ notícias: Norte

Câmara de Gaia inicia obra de reparação "urgente" na Praia das Pedras Amarelas

A Câmara de Vila Nova de Gaia iniciou esta terça-feira obras de reparação "urgentes" no passeio marítimo na Praia das Pedras Amarelas, orçada em 75 mil euros e três semanas de prazo, para ficar pronto a tempo da época balnear.

Vice-presidente de Gaia garante "atitude cooperante" relativamente à linha de TGV

O vice-presidente da Câmara de Gaia garantiu que o município terá uma "atitude cooperante" relativamente ao projeto da linha de alta velocidade no concelho, adiantando que o consórcio construtor quer apresentar projeto até 15 de abril.

Câmara de Gondomar contabiliza mais de 6 milhões de euros de prejuízos devido ao mau tempo

A Câmara de Gondomar contabilizou mais de seis milhões de euros de prejuízos decorrentes das intempéries registadas em fevereiro, devido a danos na rede viária e em coberturas nas habitações municipais, revelou hoj à Lusa o município.