Porto eleito distrito português com melhor sentido de humor
Porto Canal
O Porto foi eleito o distrito português com os habitantes mais bem humorados, de acordo com dados recolhidos pela Preply. O estudo avaliou as regiões com as pessoas com melhor sentido de humor dentro e fora de Portugal, apurando também os temas que mais gargalhadas “arrancam” aos portugueses. Nandinha da Sé é um dos rostos que há muitos anos anima a rua de Santa Catarina e um exemplo do bom humor portuense.
Ver esta publicação no Instagram
Há três distritos que se destacam na comédia e diversão: Porto, Braga e Lisboa. Além fronteiras, os portugueses definem o Brasil como o país com melhor sentido de humor.
“O humor e o riso, embora sejam experiências universais, podem ser incrivelmente diversos de país para país, refletindo os costumes, crenças e estilos de comunicação distintos de cada cultura”, explica Sylvia Johnson, líder de Metodologia da Preply.
A plataforma de idiomas inquiriu centenas de pessoas de Norte a Sul do país que revelaram quais os temas de conteúdos e memes favoritos para umas “risadas”, com 42,4% dos participantes a confessar que já se sentiu ofendido por brincadeiras “de mau gosto”.
Dos inquiridos, 78 por cento, elegeu “ambientes familiares” como os melhores momentos para gargalhadas verdadeiras e autênticas, ao contrário da internet e locais de trabalho onde, na opinião da maioria dos portugueses, são mais propícias piadas ofensivas ou mesmo brincadeiras que ultrapassem os limites do humor.
No dia a dia, os “conteúdos engraçados” partilhados nas redes sociais são aquilo que mais faz rir os portugueses, seguidos das “boas e velhas piadas”, situações inesperadas do quotidiano e filmes ou séries de comédia. Quando o tema são os “memes” , uma fonte de riso para 46% da população, os que mais sucesso fazem são os clássicos de situações hilariantes do dia a dia, conteúdos que envolvam quedas, tropeções e falhas de engenharia ou design.
Como é que os portugueses se riem na internet?
O estudo debruçou-se também sobre a forma como o “humor se propaga na internet”, um ambiente onde as piadas são manifestadas sob a forma de onomatopeias como “heheheh” ou “kkkkk”. Para os portugueses, o primeiro lugar pertence ao “hahaha”, com 66% da preferência, seguido pelo “LOL”, escolhido por 37,7%.