Porto no top 5 das melhores cidades do mundo para caminhar

Porto no top 5 das melhores cidades do mundo para caminhar
Porto Canal
| Porto
Porto Canal

Paisagens idílicas, gastronomia ímpar e um bairrismo que abraça cada um que o visita. A capital do Norte não tem só o Douro a seus pés e os seus encantos têm arrebatado galardões em catadupa além-fronteiras. Após ser considerado um dos destinos com melhor sentido de humor, o Porto é agora apontado como uma das melhores cidades para se conhecer… a pé.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

De acordo com um estudo da publicação “Insider Monkey”, a Invicta surge entre os melhores destinos do mundo para caminhar em 2024.

O website, citado pela revista ‘forbes’, selecionou uma lista das metrópoles mais propícias para caminhadas, lugares imperdíveis para turistas e transeuntes que acreditam que a melhor maneira de conhecer um destino é percorrê-lo a pé, “onde cada passo é uma aventura”, é possível ler-se.

De acordo com a mesma fonte, o Porto, que ocupa o quarto lugar da lista, destaca-se por “combinar ruas estreitas — perfeitas para explorar — e marcos conceituados, como a Ponte Luís I e a Livraria Lello”.

A publicação frisa ainda as “ruas limpas e os parques bem conservados da cidade”, que incentivam a sua exploração a pé, bem como a qualidade do ar da cidade portuense “influenciada pela sua localização costeira”, observa o relatório.

No topo da lista está Florença, em Itália, uma cidade conhecida pela sua história renascentista e arquitetura centenária.

O Velho Continente domina o ranking, ocupando os cinco primeiros lugares: Riga, a capital da Letónia, ocupa a segunda posição, seguida de Hamburgo, na Alemanha. Madrid, no país vizinho, fecha o top 5.

Edimburgo (Escócia), Talín (Estónia), Estocolmo (Suécia), Sydney (Austrália) e Boston (Estados Unidos) complementam o top 10.

Para elaborar este estudo, a “Insider Monkey” recorreu a várias fontes, incluindo as classificações de plataformas como Tourlane e Walkscore, realizando, posteriormente, um mapeamento das distâncias a percorrer entre as principais atrações turísticas da Invicta.

A metodologia teve ainda como base dados analisados da qualidade de ar (do IQAir) e dos níveis de segurança (Numbeo) de cada um dos destinos, que valeram à capital do Norte a quarta posição e mais um galardão internacional.

+ notícias: Porto

Viaduto na Boavista vira “lixeira” após ter sido ocupado

Desde dezembro de 2017 que a passagem inferior do viaduto da Rua de Domingos Sequeira, junto à Rotunda da Boavista, tem sido ocupada intermitentemente por um grupo nómada. As pessoas que lá pernoitam deixam um rasto de lixo e excrementos humanos, com os moradores a mostrarem preocupações pela saúde pública, com relatos de pragas de roedores a chegarem ao Porto Canal.

IHRU não foi avisado que Câmara do Porto ia vedar prédio devoluto na Boavista

O Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU) disse esta quarta-feira não ter tido conhecimento prévio de que a Câmara do Porto ia vedar o prédio na Avenida de França e que tinha iniciado procedimentos para tentar resolver a situação.

Federação Académica do Porto critica “atraso crónico” na execução do plano do alojamento para estudantes

O presidente da Federação Académica do Porto (FAP) avaliou esta quarta-feira com nota “negativa” o estado da nação ao considerar que o ensino superior não está valorizado e criticando o “atraso crónico” na execução do plano do alojamento para estudantes.