Homem procurado em Espanha detido em Portugal

Homem procurado em Espanha detido em Portugal
Lusa
| Mundo
Porto Canal

Um cidadão estrangeiro de 22 anos de idade que estava a ser procurado em Espanha foi detido, em Lisboa, pela Polícia Judiciária (PJ) na sequência de um mandato de detenção europeu, emitido pelas autoridades judiciais espanholas, pela "prática dos crimes de associação criminosa, tirada de presos e ofensas à integridade física qualificadas", revelou aquela força policial em comunicado enviado às redações.

De acordo com as autoridades, no ano passado, o detido "juntamente com outro homem, na conjugação de um plano previamente definido, tentou libertar um “amigo” que estava preso preventivamente".Aproveitaram a ocasião em que esse "saía de uma clínica e, com o recurso a armas de fogo e cara tapada com capuzes, agrediram dois polícias", tentando libertar o preso. Apesar disso, "não conseguiram o seu propósito", tendo "fugindo do local numa viatura de apoio".

Devido a estas ações, pode ficar sujeito a uma pena de 13 anos de prisão.

O detido foi presente ao Tribunal da Relação de Lisboa, onde foi determinado que "ficasse a aguardar o processo de entrega às autoridades espanholas em prisão preventiva".

+ notícias: Mundo

Causa de falha informática global na Microsoft identificada e a ser corrigida

A causa da falha nos sistemas da Microsoft que afetou empresas de todo o mundo, incluindo em Portugal, foi identificada e está em vias de ser corrigida, anunciou esta sexta-feira o grupo norte-americano de cibersegurança Crowdstrike.

Falha na Microsoft para aviões, comboios e afeta bancos e media

Uma falha global no sistema da Microsoft está a causar problemas em inúmeras empresas, incluindo companhias aéreas, financeiras, de media e outras indústrias em vários pontos do mundo.

Microsoft garante que está a tomar “medidas de mitigação”

A gigante tecnológica Microsoft disse esta sexta-feira estar a tomar “medidas de mitigação” depois de uma falha informática ter afetado muitas empresas, incluindo companhias aéreas em todo o mundo.