O que esperar do tempo no Porto este São João?

O que esperar do tempo no Porto este São João?
| Porto
Porto Canal

Com a noite mais longa do ano ao virar da esquina, o Porto e os portuenses preparam-se e traçam planos para a festa que todos os anos enche as ruas da cidade. Entre balões, sardinhas e alho-porro, o tempo para os próximos dias assume-se como uma preocupação para os programas feitos por milhares de pessoas que vão celebrar este santo popular.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O solstício de Verão de quinta-feira trouxe consigo não apenas o dia mais longo do ano mas também um aumento gradual das temperaturas no Grande Porto, depois de dias de aguaceiros e com os termómetros a marcarem valores abaixo da média para a altura do ano.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), este sábado a região Norte contará com céu em geral pouco nublado, vento fraco a moderado (até 30km/h), soprando por vezes forte (40km/h) na faixa costeira durante a tarde. A temperatura vai subir ainda que de forma pouco significativa, variando entre os 11ºC e os 23ºC no Porto, com a temperatura da água do mar na ordem dos 16/17ºC e ondas de noroeste com 1 a 1,5 metros.

Domingo, véspera de São João, vai aquecer consideravelmente, com os termómetros a chegar aos 27ºC no Porto, um aumento de cinco graus face ao dia anterior. Também a temperatura mínima acompanha esta tendência, não descendo dos 15 ºC. Ao longo de todo o dia o céu estará pouco nublado ou limpo, com o vento a soprar de fraco a moderado (até 30km/h) de norte/noroeste, durante a tarde podendo soprar por vezes forte (até 40 km/h) junto à faixa costeira.

A recuperação da noite mais longa do ano será feita com tempo ameno, com a temperatura mínima no Porto na segunda-feira a manter-se nos 15ºC, devendo a máxima recuar para os 26ºC. O céu permanecerá pouco nublado ou limpo, com vento em geral fraco do quadrante leste, soprando por vezes forte (até 40km/h) nas terras altas do Norte até meio da manhã.

+ notícias: Porto

Governo promete reforçar policiamento nas ruas da cidade do Porto

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, prometeu esta terça-feira que as ações de policiamento vão “continuar a ser reforçadas” nas cidades do Porto e Lisboa, sublinhando que o número de operacionais vai aumentar ainda este verão.

Isabel Furtado assume presidência da Casa da Música

O novo conselho de administração da Casa da Música, no Porto, foi esta terça-feira eleito para um mandato de três anos, com a gestora Isabel Furtado na presidência, revelou à Lusa o presidente do Conselho de Fundadores, Luís Campos Ferreira.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.