Barcelona vai eliminar alojamentos locais em áreas residenciais até 2028

Barcelona vai eliminar alojamentos locais em áreas residenciais até 2028
| Mundo
Porto Canal

O presidente da Câmara de Barcelona, Jaume Collboni, anunciou que a cidade deixará de emitir licenças para alojamentos turísticos em áreas residenciais e não renovará as licenças atuais após novembro de 2028.

"Em Novembro de 2028, já não haverá qualquer alojamento turístico destes em Barcelona" pode ler-se em comunicado disponibilizado pela autarquia, e citado pelo jornal Público. Tal porque o município informa que "não validará qualquer planeamento turístico que compatibilize o uso turístico de alojamentos com residências permanentes.

Esta medida, tal como escreve o jornal Público, visa aumentar a oferta de habitação acessível e enfrentar a "emergência habitacional". A cidade pretende recuperar mais de 10.000 alojamentos para uso residencial.

A Câmara garantiu que em novembro de 2028 já não haverá alojamentos turísticos em áreas residenciais. As novas regras foram baseadas num decreto-lei aprovado pela Generalitat da Catalunha.

Collboni afirmou que a decisão é essencial para melhorar o acesso à habitação e reduzir os impactos negativos do turismo. A Câmara de Barcelona já tem 5.000 alojamentos em desenvolvimento, dos quais 3.300 estarão disponíveis para residentes até 2027.

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.