Souto Moura assina novo Tanatório da Maia

Souto Moura assina novo Tanatório da Maia
| Norte
Porto Canal / Agências

O futuro tanatório da Maia vai ter um custo de 13,5 milhões de euros, será financiado na totalidade pela concessionária e vai ter a assinatura de Souto Moura, estando a conclusão do projeto prevista para 2025.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

 

Em comunicado, a Câmara Municipal da Maia, no distrito do Porto, explica que o contrato de contrato de conceção, construção e exploração do futuro Tanatório do concelho, assinado hoje com a vencedora do concurso público realizado para o efeito, prevê o direito de ocupação do terreno por 30 anos, findo os quais a autarquia passa a ser proprietária do edifício e dos equipamentos nele instalados.

Segundo explica o texto, a nova valência vai ficar situada junto ao cemitério municipal do Xisto e a empreitada de construção, a cargo da Servilusa, arranca em julho, tendo um prazo de execução de um ano.

“O contrato hoje celebrado, permitirá que no futuro próximo, a comunidade deixe de precisar de sair do nosso concelho para ter este tipo de serviços funerários. Trata-se de um investimento de mais de 13,5 milhões de euros que será integralmente pago pela concessionária”, afirmou, no texto, o presidente da autarquia, António Silva Tiago.

Na nota, o autarca refere que o projeto do futuro Tanatório da Maia “é da autoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura, um dos dois Pritzker portugueses, facto que (…) garante, à partida, a qualidade arquitetónica e o enquadramento paisagístico ideal deste importantíssimo equipamento”.

“Soubemos encontrar uma fórmula e os parceiros de referência certos, através de um concurso público internacional, para concretizar este projeto, sem nenhum esforço financeiro por parte do município da Maia neste avultado investimento”, salienta no texto Silva Tiago.

+ notícias: Norte

Proprietário de casa que tem obra de Bordalo II em Viseu exige que Câmara pague os danos

O proprietário de uma casa que tem na sua fachada uma obra de Bordalo II exigiu esta quinta-feira à Câmara de Viseu a reparação de danos que alegou terem sido provocados pela forma como foi colocada a instalação artística.

Braga divulga programação completa para Noite Branca

Pedro Abrunhosa, Carminho e Bárbara Bandeira são alguns dos nomes do cartaz da edição 2024 da Noite Branca de Braga, que vai decorrer de 6 a 8 de setembro, com seis palcos espalhados pela cidade, anunciou o município.

Eduardo Vítor e Câmara de Gaia absolvidos pelo Tribunal de Contas

A Câmara de Gaia e o seu presidente, Eduardo Vítor Rodrigues, foram absolvidos pelo Tribunal de Contas (TdC) em vários processos relativos a contas do município entre 2016 e 2022, divulgou esta quinta-feira a autarquia.