A28 cortada em Matosinhos na noite de 31 de maio para 1 de junho
Pedro Benjamim
A autoestrada 28 (A28) vai estar cortada ao trânsito na noite de 31 de maio para 1 de junho, em Matosinhos, avançou a Infraestruturas de Portugal (IP), ao Porto Canal.
“Será efetuado o corte total da autoestrada A28 (nos dois sentidos)”, avança a IP apontado que o corte de trânsito irá acontecer às 23h00 de sexta-feira até às 06h00 de sábado, para o lançamento do viaduto que ligará a zona da Cruz de Pau à Barranha.
Como alternativa à circulação, a IP anuncia que “no sentido norte-sul o desvio será efetuado pela saída nº1 da A28 (Matosinhos) e no sentido sul-norte o desvio será implementado no final da Avenida AEP na saída “Circunvalação/ Sr.ª da Hora/ C. Comercial”.
É referido também que “o corte e respetivos desvios estarão devidamente sinalizados”.
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Em 17 de abril deste ano fonte da empresa responsável pela obra, Tecnifeira - Engenharia e Construção, S.A., avançava ao Porto Canal que o lançamento do viaduto seria feito “no final de maio”, estando confirmado o lançamento para o último dia do mês.
Surge a alteração em relação ao dia inicialmente previsto, já que a colocação do viaduto será feita de sexta para sábado, quando inicialmente se previa que fosse feita “da madrugada de sábado para domingo”.
O viaduto, que pesará cerca de 410 toneladas, “irá atravessar a autoestrada A28 num curto período de corte de trânsito, estimado em 6 horas”, refere um documento da empresa responsável pela estrutura do viaduto e pelo lançamento, que será feito usando um “veículo especial de rodas”.
O primeiro concurso público para a construção do viaduto sobre a A28 foi aprovado em 2015, quando Guilherme Pinto liderava a autarquia. O preço base de construção, à época, era de aproximadamente 1,5 milhões de euros. Volvidos quase dez anos esse valor já foi ultrapassado em várias vezes.
“É uma empreitada de cinco milhões de euros”, afirmava a presidente da autarquia Luísa Salgueiro ao Porto Canal em fevereiro deste ano. O valor da obra foi revisto devido aos aumentos dos preços das matérias-primas, dos materiais e da mão de obra, bem como devido a trabalhos complementares.
A nova via que vai nascer será para “automóveis e peões. Vai ser com um separador central, tem duas faixas de rodagem, uma para cada sentido e tem passeios laterais para peões com 2,25 metros de largura cada um”, explicava o chefe de divisão António Gonçalves ao Porto Canal na mesma data.