Viaduto em Matosinhos vai cortar trânsito na A28 de “sábado para domingo”
Pedro Benjamim
O viaduto que está a ser preparado em Matosinhos, junto à A28, está pronto e será colocado “da madrugada de sábado para domingo” sobre a A28 “no final de maio”, é esta a previsão avançada ao Porto Canal pela diretora de obra, Inês Cerqueira.
Ver esta publicação no Instagram
De acordo com as declarações da engenheira ao Porto Canal e analisando o calendário de maio, volvidos os meados do mês, destaca-se o dia 25 como data provável de lançamento e consequente corte de trânsito naquele troço da A28, sendo que no fim de semana seguinte já estaremos no mês de junho.
A data escolhida prende-se com “o trânsito que circula na A28. Julgamos que é o dia que menos tráfego terá”, refere a diretora de obra, que está a cargo da Tecnifeira - Engenharia e Construção, S.A.
O viaduto, que pesará cerca de 410 toneladas, “irá atravessar a autoestrada A28 num curto período de corte de trânsito, estimado em 6 horas”, refere um documento da empresa responsável pela estrutura do viaduto e pelo lançamento, que será feito usando um “veículo especial de rodas”.
Há, no entanto, condicionantes que podem atrasar o lançamento: “meteorologia e material”, explica Inês Cerqueira. Neste momento procede-se à soldadura da estrutura, sendo que há condicionamentos devido aos “ensaios das soldaduras” já que só poderão “pintar o viaduto depois de esses ensaios estarem concluídos”.
Na tarde desta terça-feira, a obra foi visitada por estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, naquela que é uma obra que utiliza uma técnica de lançamento semelhante ao viaduto das Andresas, no Porto.
O viaduto que atravessa a VCI, e completou a Avenida do Bessa, foi construído no âmbito do Euro2004. Na época a metodologia de montagem era pioneira, tendo sido a primeira vez que tal fora testado em Portugal, com o objetivo de “diminuir o tempo de execução e a causar o mínimo impacto sobre o normal funcionamento da VCI”, refere o gabinete de comunicação do gabinete de arquitetura responsável pelo projeto.
O primeiro concurso público para a construção do viaduto sobre a A28, aprovado em 2015, quando Guilherme Pinto liderava a autarquia, tinha um preço base de construção de aproximadamente 1,5 milhões de euros. Volvidos quase dez anos esse valor já foi ultrapassado em várias vezes.
“É uma empreitada de cinco milhões de euros”, afirmava a presidente da autarquia Luísa Salgueiro ao Porto Canal em fevereiro deste ano. O valor da obra foi revisto devido aos aumentos dos preços das matérias-primas, dos materiais e da mão de obra, bem como devido a trabalhos complementares.
A nova via que vai nascer será para “automóveis e peões. Vai ser com um separador central, tem duas faixas de rodagem, uma para cada sentido e tem passeios laterais para peões com 2,25 metros de largura cada um”, explicava o chefe de divisão António Gonçalves ao Porto Canal na mesma data.
A presidente da autarquia defende que com a obra será retirada “muita pressão sobre a rotunda” AEP, já que a ligação entre o Estádio do Mar à feira da Senhora da Hora (Nascente – Poente), poderá ser feita através desta nova travessia.