"Grande bola de luz". Como a imprensa estrangeira intitula a passagem de um meteoro por Portugal?

"Grande bola de luz". Como a imprensa estrangeira intitula a passagem de um meteoro por Portugal?
DR
| País
Porto Canal

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto a cruzar o céu português e espanhol no final da noite deste sábado. Uma ocorrência registada no site da Proteção Civil dá nota de uma "possível queda de meteorito" em Castro Daire, no distrito de Viseu, algo que ainda não foi confirmado.

 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

Este fenómeno de astronomia também está a ganhar força na imprensa internacional.

O La Vanguardia escreve na manhã deste domingo que “uma grande bola de luz atravessou a Península Ibérica”, referindo que, no país vizinho, o meteoro foi avistado em Andaluzia, Castela-La Mancha, Madrid, Extremadura e Galiza. O jornal espanhol, que cita a Europa Press, adianta que a Comunidade de Emergências 112 de Madrid recebeu diversas chamadas telefónicas “a perguntar sobre um objeto que teria cruzado o céu causando um grande clarão azul”.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

O galego La Voz de Galicia também conta o desenrolar do acontecimento que ocorreu tanto em Espanha, quer como em Portugal. A mesma fonte ouviu testemunhos que se referem ao meteoro como “um flash azul”, provocando a sensação “como fosse de dia”.

Também no Brasil, o portal de notícias UOL noticiou o sucedido, com a partilha de um vídeo, onde é possível ver a formação de uma estrela brilhante.

+ notícias: País

Euromilhões. Confira a chave que vale 213 milhões de euros

Já são conhecidos os números que compõem a chave do sorteio desta terça-feira.

Primeiro prémio do Euromilhões a caminho de Portugal 

Um apostador português arrecadou o primeiro prémio do Euromilhões desta terça-feira, no valor de 213 milhões de euros, indica o departamento dos Jogos Santa Casa, através do site oficial.

Ministério da Saúde volta a reunir-se com sindicatos no início de julho

O Ministério da Saúde (MS) volta a reunir-se com os sindicatos dos médicos, enfermeiros e farmacêuticos em 3, 4 e 10 de julho, depois do adiamento de reuniões agendadas para o final de junho.