AV Feirense investe 4.5 milhões de euros em central em Gaia para guardar autocarros da Unir

AV Feirense investe 4.5 milhões de euros em central em Gaia para guardar autocarros da Unir
Arquivo | Porto Canal
| Norte
Porto Canal/Agências

A Auto Viação Feirense, que opera a rede Unir em Vila Nova de Gaia, vai investir 4,5 milhões de euros numa central de camionagem para 80 autocarros e posto de carregamento, disse à Lusa fonte da empresa.

De acordo com a mesma fonte, do total do investimento previsto, localizado na zona dos Carvalhos, três milhões dizem respeito à central propriamente dita, que está em processo de licenciamento, e 1,5 milhões ao posto de carregamento de gás natural.

O objetivo do investimento, que aguarda licenciamento, é diminuir a proliferação do estacionamento de autocarros da Unir que acontece um pouco por toda a cidade.

Em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Gaia, Eduardo Vítor Rodrigues, disse que a questão do estacionamento na cidade "é uma situação muito transitória que está a acontecer enquanto o operador está a construir o seu terminal nos Carvalhos".

"O operador é de Santa Maria da Feira, e portanto não há maneira de fazer deslocar para Santa Maria da Feira os autocarros de cada vez que eles têm uma paragem de uma hora ou de duas", disse o autarca.

Fonte oficial da AV Feirense adiantou à Lusa que, para mitigar temporariamente o impacto deste problema, tem contactado as juntas de freguesia gaienses com vista a encontrar lugares mais resguardados para estacionar os autocarros.

Em consequência do estacionamento na via pública, autocarros da Feirense foram também alvo de vandalismo desde o início da operação da Unir, como por exemplo incêndios, furos de pneus, sabotagem ou pinturas.

Fonte da AV Feirense informou ainda que as bandeiras com informação do destino nos autocarros já estão a ser progressivamente colocadas, esperando a total caracterização dos mesmos com as cores da Unir até ao verão.

+ notícias: Norte

Obra da Linha Rubi do metro corta rotunda Edgar Cardoso em Gaia durante dois anos

As obras da futura Linha Rubi (H) do Metro do Porto vão arrancar "em força" em Vila Nova de Gaia a partir de sexta-feira, cortando a rotunda Edgar Cardoso durante dois anos, revelou a transportadora esta segunda-feira.

Maior fabricante mundial de torres eólicas emprega mais de 1200 pessoas em Aveiro 

A empresa sul-coreana CS Wind vai inaugurar no dia 22 de maio uma nova unidade de produção na zona portuária de Aveiro. A nova infraestrutura do líder mundial de torres eólicas representou um investimento de 120 milhões de euros.

Queda da Farfetch não compromete construção da “Nova Califórnia” em Matosinhos

A Castro Group, empresa responsável pela criação do Fuse Valley, em Matosinhos, num investimento conjunto de 200 milhões de euros com a Farfetch, avança que o projeto está em fase final do processo de licenciamento do loteamento, aguardando aprovação “a qualquer momento”.