Obama pede esforço conjunto para erradicar "cancro" do terror ´jihadista`

| Mundo
Porto Canal / Agências

Edgartown, 20 ago (Lusa) -- O presidente norte-americano pediu hoje um esforço conjunto para eliminar o "cancro" do terror ´jihadista` no Iraque e na Síria, depois de elementos do Estado Islâmico (EI) terem decapitado um jornalista americano.

Obama disse que o mundo inteiro ficou horrorizado com a decapitação do repórter de 40 anos James Foley, difundida na terça-feira por elementos do EI na internet.

"Tem que haver um esforço conjunto para extirpar esse tipo de cancro e para evitar que se expanda", frisou Obama.

"Uma coisa em que podemos todos estar de acordo é que um grupo como o Estado Islâmico do Iraque e do Levante não tem lugar no século XXI", sublinhou o presidente norte-americano, que insiste em usar a designação inicial do atual Estado Islâmico.

O grupo não fala em nome de qualquer religião, além de que ameaça tanto muçulmanos como não-muçulmanos, observou.

"As suas vítimas são, predominantemente, muçulmanos e nenhuma fé ensina a massacrar pessoas inocentes. Nenhum deus justo concordaria com o que fizeram na terça-feira e com o que fazem todos os dias", frisou.

Obama acrescentou ter falado com os pais de James Foley, um repórter free-lancer que colaborava com o GlobalPost e com a Agência France Press (AFP) antes de ter sido sequestrado, em 2012, na Síria.

CP // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.