Chuva de peixes. O raro fenómeno que está a correr o mundo 

Chuva de peixes. O raro fenómeno que está a correr o mundo 
| Mundo
Porto Canal

Uma insólita “chuva de peixes” surpreendeu, no passado fim de semana, os habitantes da cidade de Yasuj, no Irão. As imagens parecem ficção científica, contudo esta não é a primeira vez que este raro fenómeno é documentado. Nas redes sociais as opiniões dividem-se, com alegações de que as imagens foram na verdade geradas por inteligência artificial.

Os vídeos rapidamente se propagaram pelas redes sociais deixando os internautas boquiabertos. Centenas de peixes começaram a cair do céu e atingiram vários carros, no passado sábado, no Irão, dificultando o trânsito numa estrada daquela localidade na cidade de Yasuj.

O incidente provocou estupefação entre a população local que necessitou de pegar nos peixes para se certificarem de que se tratava de algo real.

 

Por mais inusitado que possa parecer, não é a primeira vez que este fenómeno é documentado e existe uma explicação científica para a sua ocorrência.

Denominado como “chuva animal”, o evento acontece quando trombas de água sugam peixes ou outros animais do seu habitat natural, de rios ou lagos, arrastando-os para as nuvens, caindo, posteriormente, como precipitação.

Assim, não se trata de chuva na verdadeira aceção da palavra, uma vez que os peixes não evaporam do solo nem se condensam nas nuvens.

Apesar de raro, não é a primeira vez que se avista este fenómeno. Em Fevereiro de 2023, uma cidade australiana foi palco de um incidente semelhante, já em 2007, a cidade de Alicante, em Espanha, foi palco de um fenómeno similar, só que com rãs. 

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.