Câmara vai hastear bandeira LGBT mas recusa decretar o município como cidade livre de homofobia

Câmara vai hastear bandeira LGBT mas recusa decretar o município como cidade livre de homofobia
| Porto
Porto Canal

Para assinalar o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, a Câmara do Porto vai hastear a bandeira LGBT num mastro em frente ao edifício dos Passos do Concelho. O compromisso é de Rui Moreira que rejeitou o modelo proposto pelo Bloco de Esquerda afirmando que o hastear da bandeira "não resolve o problema" e é "pura demagogia". O momento deverá ser assinalado a noite de 16 de maio.

De acordo com o que escreve o Público esta terça-feira, o debate foi suscitado por uma proposta do Bloco de Esquerda, que instou a Câmara a hastear oficialmente a bandeira LGBT no edifício principal. A vereadora Maria Manuel Rola, daquele partido, defendeu que é fundamental que a cidade se comprometa com esta luta.

No entanto, Rui Moreira, presidente da Câmara, recusou seguir o modelo proposto pelo BE, afirmando que a autarquia vai continuar, à semelhança do ano passado, a hastear a bandeira LGBT num mastro frente ao edifício, mas não nos mastros oficiais.

“Se conseguíssemos acabar com este tipo de violência hasteando bandeiras mandava pintar a câmara de arco-íris. O problema é que não resolve. É pura demagogia”, considerou o autarca que recusou decretar o município como cidade livre de violência LGBTQIA+.

Quanto às marchas do orgulho gay, Rui Moreira confirmou que os pedidos de autorização foram aprovados. Estas marchas terão lugar no Largo Amor de Perdição e no Parque da Pasteleira.

+ notícias: Porto

Câmara do Porto vota redução de 0,5% no IRS e manutenção do IMI para 2026

O executivo da Câmara do Porto vai votar, na quarta-feira, a redução do IRS arrecadado pelo município, passando da taxa de 3% para 2,5% em 2026, e manter em 0,324% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Pedro Duarte entrega Chaves da Cidade do Porto a Presidente de Moçambique

O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, entregou, esta terça-feira, as Chaves da Cidade ao Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, salientando que a atual estabilidade política portuguesa é propícia ao fortalecimento da cooperação entre os dois países.

Avião declara emergência após tentar aterrar no Porto

Um avião da Easyjet com destino ao Porto declarou emergência depois de duas tentativas de aterrar no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.