Câmara vai hastear bandeira LGBT mas recusa decretar o município como cidade livre de homofobia

Câmara vai hastear bandeira LGBT mas recusa decretar o município como cidade livre de homofobia
| Porto
Porto Canal

Para assinalar o Dia Internacional de Luta contra a Homofobia, Transfobia e Bifobia, a Câmara do Porto vai hastear a bandeira LGBT num mastro em frente ao edifício dos Passos do Concelho. O compromisso é de Rui Moreira que rejeitou o modelo proposto pelo Bloco de Esquerda afirmando que o hastear da bandeira "não resolve o problema" e é "pura demagogia". O momento deverá ser assinalado a noite de 16 de maio.

De acordo com o que escreve o Público esta terça-feira, o debate foi suscitado por uma proposta do Bloco de Esquerda, que instou a Câmara a hastear oficialmente a bandeira LGBT no edifício principal. A vereadora Maria Manuel Rola, daquele partido, defendeu que é fundamental que a cidade se comprometa com esta luta.

No entanto, Rui Moreira, presidente da Câmara, recusou seguir o modelo proposto pelo BE, afirmando que a autarquia vai continuar, à semelhança do ano passado, a hastear a bandeira LGBT num mastro frente ao edifício, mas não nos mastros oficiais.

“Se conseguíssemos acabar com este tipo de violência hasteando bandeiras mandava pintar a câmara de arco-íris. O problema é que não resolve. É pura demagogia”, considerou o autarca que recusou decretar o município como cidade livre de violência LGBTQIA+.

Quanto às marchas do orgulho gay, Rui Moreira confirmou que os pedidos de autorização foram aprovados. Estas marchas terão lugar no Largo Amor de Perdição e no Parque da Pasteleira.

+ notícias: Porto

Matosinhos espera lançamento do concurso da linha de São Mamede em novembro de 2025

A Câmara de Matosinhos informou esta sexta-feira que o consórcio responsável pelo estudo da nova linha de São Mamede e a Metro do Porto asseguraram que o concurso para a conceção e construção pode ser lançado em novembro de 2025.

Pedonalizada Rua de S. João no Porto terá barreiras para evitar estacionamento abusivo

A Rua de São João, no Porto, recentemente intervencionada com vista à sua pedonalização, verá instalada "nos próximos meses" barreiras para evitar o estacionamento automóvel, disse à Lusa o vereador do Urbanismo da Câmara do Porto.

Autocarros antigos da STCP ganham nova vida em África

Com o processo de renovação da frota de autocarros, a STCP previa demolir alguns dos veículos a diesel mais antigos. Mas pelo menos 21 destas viaturas tomam outro rumo e seguem a caminho da Guiné-Bissau, em África, onde os autocarros vão continuar a servir as populações locais. Esta sexta-feira, a STCP enviou a segunda remessa, com mais cinco autocarros a bordo de um barco, prevendo-se que daqui a 15 dias cheguem ao país africano. A última tranche, com dez autocarros, deverá ser enviada em janeiro de 2024.