BE questiona "muita pressa" do Governo na marcação de plenário extraordinário

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 20 ago (Lusa) - A coordenadora do Bloco de Esquerda Catarina Martins questionou hoje a "muita pressa" do Governo para "destruir a economia" do país, referindo-se ao agendamento de uma reunião da comissão permanente do parlamento para a marcação de um plenário extraordinário.

"Este Governo tem sempre muita pressa quando se trata de destruir a economia de Portugal. Nunca se viu tanta pressa como agora: é preciso fazer plenários para ter mais cortes e portanto aprofundar o problema económico em Portugal, e isso naturalmente não é aceitável, não é disso que o país precisa", declarou a governante aos jornalistas na sede do Bloco, em Lisboa, depois de se ter reunido com uma delegação da comissão de trabalhadores dos CTT.

A bloquista falava depois de se saber que o vice-presidente da Assembleia da República Guilherme Silva convocou para quinta-feira uma reunião da comissão permanente para a marcação de um plenário extraordinário, no qual serão reapreciados os diplomas avaliados pelo Tribunal Constitucional.

Catarina Martins lamentou que "um Governo que não teve de consultar ninguém, ouvir ninguém, para entregar quase cinco mil milhões [de euros] de dívida pública ao BES esteja agora tão preocupado com normas que não representam nem um décimo" desse montante.

Ainda sobre o BES, a coordenadora bloquista voltou a insistir na necessidade de uma sindicância para averiguar sobre eventuais fugas de informação sobre a matéria, demonstrando-se também disponível para uma comissão de inquérito parlamentar sobre a situação recente no banco e no Grupo Espírito Santo (GES).

Guilherme Silva, que substitui a presidente da Assembleia da República (AR), Assunção Esteves, que se encontra ausente, disse hoje à agência Lusa que convocou para quinta-feira às 15:00 uma reunião da comissão permanente da AR, seguida de uma conferência de líderes às 16:00.

Na terça-feira, os líderes parlamentares do PSD e do CDS-PP enviaram à presidente da AR um requerimento conjunto a solicitar a marcação de uma reunião da comissão permanente com o objetivo de agendar um plenário que possa reapreciar os diplomas avaliados pelo Tribunal Constitucional, relativos aos cortes salariais no setor público e à contribuição de sustentabilidade.

PPF (VAM/SMA) // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

25 de Abril. Eanes afirma que PCP tentou estabelecer regime totalitário

O antigo Presidente da República António Ramalho Eanes afirmou esta sexta-feira que durante o Período Revolucionário em Curso (PREC) o PCP se preparava para estabelecer um regime totalitário em Portugal e considerou que a descolonização foi trágica.