Opway apresentou caução e assegurou obra poente ao Túnel do marão

Opway apresentou caução e assegurou obra poente ao Túnel do marão
| Norte
Porto Canal

A Estradas de Portugal (EP) confirmou hoje que a construtura Opway, do Grupo Espírito Santo (GES), apresentou "uma caução" por "depósito em dinheiro" que permite assegurar a construção do acesso poente ao Túnel do Marão.

A Opway Engenharia ganhou o concurso para a realização das obras do acesso poente ao Túnel do Marão, que dizem respeito a 10 quilómetros da Autoestrada do Marão, cuja construção está parada há três anos.

A obra, inserida na autoestrada que vai ligar Vila Real a Amarante, foi adjudicada por 29,5 milhões de euros.

Fonte da EP disse hoje à agência Lusa que, "perante os factos relevantes entretanto surgidos sobre o grupo empresarial onde se integrava a empresa vencedora, a EP, no mais curto prazo que a lei lhe permite, solicitou alguns documentos complementares que foram entregues dentro do prazo legal".

A Opway terá visto a garantia bancária cedida pelo antigo Banco Espírito Santo (BES) perder valor, pelo que teve que apresentar novas garantias bancárias até terça-feira.

A caução, segundo a EP, "foi prestada por depósito em dinheiro e os documentos estão agora a ser analisados".

De acordo com a edição do Correio da Manhã de hoje, a empresa "assegurou à última hora uma garantia de 1,5 milhões de euros, travando passagem da obra" para o consórcio que ficou em segundo lugar no concurso, a Dragados.

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, afirmou à Lusa que "já basta de atrasos" na construção desta autoestrada que é reivindicada há muitos anos.

"Espero que tudo se resolva o mais depressa possível", salientou.

Para a execução do empreendimento do Túnel do Marão a EP decidiu não englobar toda a obra num único concurso, tendo optado pelo lançamento, em fevereiro, de três concursos públicos internacionais para a construção do acesso poente, do acesso nascente e de execução do Túnel.

Esta decisão, segundo a empresa, teve como objetivo "incrementar o potencial de concorrência de modo a reduzir o nível de risco e garantir um menor custo público".

A EP referiu que os "processos de concurso têm decorrido com exemplar rapidez, de forma a assegurar a realização da obra até final de 2015 otimizando assim o necessário financiamento comunitário".

A empreitada para a construção do sublanço de ligação do Túnel do Marão a Parada de Cunhos foi adjudicada em julho ao consórcio Ferrovial Agroman e Lena Engenharia e Construções, tendo o respetivo contrato sido de imediato enviado para Tribunal de Contas para obtenção de visto prévio.

A obra de conceção/construção do Túnel foi entregue ao consórcio Teixeira Duarte e EPOS tendo o respetivo contrato também já sido remetido para o Tribunal de Contas.

Estas adjudicações representam um investimento total de 146,4 milhões de euros o que representa uma poupança de 57,6 milhões de euros face às estimativas iniciais.

A EP prevê que o início das obras ocorra no mês de setembro.

+ notícias: Norte

Atleta de 43 anos morre na maratona de Aveiro

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Detido em Viana tinha mais de 500 doses de droga

Um homem de 21 anos foi detido no dia 25 de abril pela GNR no seguimento de uma ação de fiscalização rodoviária em Viana do Castelo. Após busca do domiciliária à residência do suspeito, foram apreendidas mais de 600 doses de estupefacientes – MDMA, haxixe e cocaína.

Jovem detido em Barcelos por tráfico de estupefacientes em discoteca

Um homem de 20 anos foi detido no dia 25 de abril pela Guarda Nacional Republicana, através do Posto Territorial de Barcelos, por tráfico de estupefacientes dentro de um estabelecimento de diversão noturna em Barcelos, anunciou este domingo a guarda.