Avaria do elevador da passagem superior na Aguda em Gaia já foi corrigida

Avaria do elevador da passagem superior na Aguda em Gaia já foi corrigida
IP
| Norte
Porto Canal / Agências

O elevador da passagem superior da Aguda, em Gaia, sobre a Linha do Norte, que quinta-feira esteve inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida, já se encontra a funcionar, disse esta sexta-feira fonte da Infraestruturas de Portugal.

Questionada pela Lusa, fonte da empresa Infraestruturas de Portugal (IP) disse que a avaria no elevador foi detetada às 12:17, de quinta-feira, e que de imediato uma equipa deslocou-se ao local, tendo a situação ficado resolvida às 22h15.

“Foi uma peça que se estragou e foi necessário fazer a substituição”, esclareceu a mesma fonte.

Dois avisos da empresa de manutenção afixados na porta do elevador, com a frase “equipamento imobilizado”, informavam, na quinta-feira, a população para a impossibilidade de acesso à passagem superior, inaugurada a 21 de fevereiro.

"A estrutura localizada no apeadeiro da Aguda garante o atravessamento sobre a Linha do Norte em totais condições de segurança e comodidade para os utilizadores do transporte ferroviário, tendo sido dotada com elevadores, assegurando, assim, as melhores condições de acesso para pessoas com mobilidade reduzida", pode ler-se no comunicado então divulgado pela IP.

A infraestrutura faz parte das obras em curso na Linha do Norte entre Espinho (distrito de Aveiro) e a estação das Devesas (Gaia, no distrito do Porto), incluindo-se na mesma empreitada a passagem superior da Granja.

A IP já pôs a concurso, por 50 mil euros, estudos para passagens inferiores na Granja e Aguda, em Gaia, na sequência de um protocolo de 2022 celebrado após protestos das populações contra as passagens superiores instaladas.

Face aos protestos, e depois de manifestações contra as estruturas apelidadas de "mamarracho", "escarro arquitetónico" ou "muro de Berlim" pela população e edificadas no âmbito da renovação da Linha do Norte entre Espinho e Gaia, foi celebrado um protocolo, em julho de 2022, que previa o estudo de soluções de passagens por debaixo da linha.

"O estudo de viabilidade consistirá numa análise técnica para a identificação das várias soluções e quantificação das intervenções a realizar na envolvente da infraestrutura para desnivelamento, que permita a passagem de peões na estação de Granja e apeadeiro de Aguda", referiu fonte oficial da IP à Lusa, em agosto.

A IP prevê concluir as obras na Linha do Norte entre Espinho e Vila Nova de Gaia no segundo trimestre do ano, disse fonte da empresa à Lusa em 09 de fevereiro.

+ notícias: Norte

70 alunos vítimas de intoxicação alimentar após jantar de curso em Braga

Cerca de 70 alunos do curso de Direito da Universidade do Minho passaram por uma intoxicação alimentar após um jantar de curso que decorreu num restaurante em Braga. Os estudantes foram levados para os hospitais de Braga e de Famalicão devido a sintomas de intoxicação alimentar, como vómitos, diarreia, desmaios e arrepios.

Trabalhadores da Efacec iniciam greve intercalada de duas horas por turno em Matosinhos

Os trabalhadores da Efacec iniciam esta segunda-feira uma greve de duas horas por turno, que se repetirá na quarta e na sexta-feira, pela defesa dos empregos e da importância estratégica da empresa. A paralisação abrange também todo o trabalho extraordinário durante o mês de maio

Central de Operações de Socorro de Gondomar já recebeu mais de 36 mil chamadas

A Central Única de Gondomar, que ajuda a reduzir o tempo de espera por socorro, recebeu 36.178 chamadas. Inaugurada há um ano, segundo o Jornal de Notícias (JN), “em comparação ao primeiro trimestre de 2023 (sem CMOS) com o de 2024 (com CMOS), houve um aumento do número de ocorrências na ordem dos 22,2%, passando das 3532 para as 4315”.